Author(s):
Parracho, Vasco
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4121
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Memória visual; Ensino do desenho; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011 A sociedade de hoje, com a grande facilidade no acesso à imagem, leva a maioria dos
alunos a não exercitar a sua memória visual. Este relatório tem como objectivo ajudar a
colmatar essa falha, de forma construir junto do aluno vocabulários gráficos, indispensáveis à
criatividade.
Esta pesquisa teve como principal referência Harold Speed, que descreve a
memorização visual como um processo que exige uma interpretação artística e técnica
daquilo que se está a ver.
Optou-se então por desenhar no quadro uma proposta de forma a ser memorizada
pelos alunos que assim já ultrapassam os problemas interpretativos da tridimensionalidade.
Speed indica a necessidade de se memorizar todos os pormenores, os ângulos ou as linhas
principais, o que nos levou a inserir mnemónicas visuais a acompanhar a proposta gráfica.
A metodologia foi testada, pedindo-se aos alunos que resolvessem primeiro um
exercício recorrendo à sua própria memória. A seguir o aluno respondia ao mesmo exercício
mas já com a memorização da proposta e o auxílio das mnemónicas. Alguns sentiram maior
segurança recorrendo às suas próprias referências do que memorizando propostas dadas. No
entanto as melhores respostas foram obtidas na segunda resposta com a aplicação da
metodologia.
Constatou-se que através da apreensão de vocabulário gráfico o aluno pode ter mais
facilidade na interpretação do mundo que o rodeia. In the modern society, it is very easy to get access to images. This promotes a lack of
exercise of most students’ visual memory. This methodology aimed to fill this gap in order to
build vocabulary charts, which are essential to creativity.
The research had as its main source Harold Speed, who describes visual memory as a
process that requires an artistic and technical interpretation of what one is seeing. However
this creates a problem for students with shortcomings in representation.
So we decided to draw in the board one image that should be memorized by the
students, who thus have overcome the problems of translation from three dimensions. Speed
indicates the need to memorize all the details, angles or the main lines, which led us to insert
visual mnemonics with the proposed design.
The methodology was tested by asking students to solve a first exercise using their
own memory. After this, the students responded to the same exercise but now with the
memorization of the proposals and mnemonics. Some felt safer with their own referrals rather
than memorizing the proposals at hand. However, the majority responded better in the second
resolution with the application of the methodology .
It was found that through the seizure of graphic vocabulary, students may have
greater ease in the artistic interpretation of the world around them.