Author(s):
Ferreira, Inês de Oliveira
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4117
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino básico (3º Ciclo); Ensino da língua portuguesa; Gramática - Ensino; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2010 Como se pode depreender pela importância que a escrita tem na actualidade, é
relevante a prática de metodologias pedagógicas que desenvolvam a competência da
escrita nas escolas, sobretudo da escrita de textos argumentativos, em que se têm
detectado mais dificuldades (Grabe & Kaplan, 1996).
Este estudo apresenta uma proposta de trabalho sobre escrita de texto de opinião
em articulação com o desenvolvimento do domínio de estruturas sintácticas
específicas, necessárias à construção do texto argumentativo: orações subordinadas
causais, orações coordenadas conclusivas e coordenadas explicativas. Estes dois
tipos de conteúdos, de escrita e de funcionamento da língua, foram trabalhados
conjuntamente na aplicação de uma oficina gramatical (Duarte, 1998) integrada num
estaleiro de escrita (Jolibert 1988, Jolibert & Sraiki 2006).
Os conteúdos gramaticais escolhidos para estudo na oficina gramatical vão ao
encontro dos conteúdos do actual Programa de Língua Portuguesa do 3º Ciclo,
exceptuando as orações coordenadas explicativas, que constam nos novos
Programas de Português do Ensino Básico, homologados em Março de 2009 e cuja
entrada em vigor foi entretanto adiada. Relativamente a esta estrutura sintáctica em
concreto, procurou-se dar a conhecer as diferenças sintácticas e semânticas que as
distingue das subordinadas causais, assunto que, no domínio da Linguística, é
controverso (cf. Lobo, 2003; Matos, 2005).
Procurou-se ainda, neste projecto, perceber a eficiência da intervenção
pedagógica, tanto na escrita do texto como nos conhecimentos gramaticais
adquiridos, aplicando um teste de diagnóstico antes e depois da realização da
unidade didáctica. Por la importancia de la escritura en la sociedad actual, se comprende la
necesidad de metodologías pedagógicas que desarrollen convenientemente esa
competencia en las escuelas, sobre todo en lo que respecta al texto argumentativo, en
que se han detectado más dificultades. (Grabe & Kaplan, 1996).
En este sentido, este estudio propone una metodología para la enseñanza del
texto argumentativo en articulación con el dominio de estructuras sintácticas, necesarias
a la construcción del texto: oraciones subordinadas de causa, oraciones coordinadas
conclusivas y oraciones coordinadas explicativas. Los dos tipos de contenidos, de
escritura y de conocimiento lingüístico, se desarrollaron conjuntamente a través de la
aplicación de una oficina gramatical (Duarte, 1998) integrada en un chantier d’écriture
(Jolibert, 1988, 2006). Los contenidos gramaticales elegidos figuran en el presente
Programa de Língua Portuguesa do 3º Ciclo, salvo las oraciones coordinadas
explicativas que se encuentran en los futuros Programas de Português do Ensino
Básico, aprobados en Marzo de 2009 y cuya entrada en vigor fue, mientras tanto,
pospuesta. Con relación a la estructura sintáctica explicativa, se buscó explicitar las
diferencias sintácticas y semánticas que las distingue de las subordinadas de causa,
materia generadora de diversas tesis por parte de varios lingüistas (cf. Lobo, 2003;
Matos, 2005).
Asimismo, en este proyecto se intentó analizar los efectos de la práctica
pedagógica en la escritura del texto de opinión y en los conocimientos gramaticales
instruidos, aplicándose, para eso, un examen diagnóstico antes y posteriormente a la
realización de la unidad didáctica.