Detalhes do Documento

O desenho de formas naturais hoje, em sala de aula : diversidade e cultura

Autor(es): Oliveira, Carla Benedita Carbone de cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4110

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino do desenho; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2011 Este projecto tem por base, para o seu desenvolvimento, três temas essenciais: O ensino do desenho das formas visuais, o debate cultural e a diversidade nas nossas escolas. No seguimento destas preocupações os autores Ruskin (essencialmente), Nicolaides e algumas leituras da escrita de Betty Edwards ajudaram a alicerçar ideias sobre o ensino do desenho. No ponto de vista pedagógico dois autores marcaram a metodologia empregue no projecto: o psicólogo social Vygotsky e o sociólogo Pierre Bourdieu. O trabalho foi desenvolvido na Escola Secundária dos Casquilhos, situada na cidade do Barreiro, 2009/2010, e consistiu essencialmente no ensino do desenho, com o uso de elementos naturais como suporte, como sejam fragmentos de plantas, pequenas flores, ramos e folhas. A prática do desenho consistiu na execução de pequenos exercícios, de curta duração, divididos conceptualmente em três grupos: (1) O desenho de formas naturais, (2) o desenho das mãos, e 3) as pequenas representações de quadros de mestres pintores, projectados sobre o quadro interactivo. Os principais conceitos abordados neste projecto, no que à prática do desenho diz respeito, foram a linha, a linha objecto, a linha de contorno e o ponto. This Project is based on three main issues: Teaching How to Draw Natural Forms, Culture Debate, and Diversity in our Classes Nowadays. Leading to this preoccupations comes naturally the support of the authors such as Ruskin, (essencially), Nicolaides, and some glimpses on the writing of Betty Edwards. On the pedagogical point of view the thoughts of the writers Vygotsky and Bourdieu supported mostly the studies. The pedagogical work was developed in the Escola Secundária dos Casquilhos, situated in the Barreiro City, 2009/2010, and consisted in the practice of drawing with the use of natural elements such as fragments of plants, small flowers, brantches and leaves as the principal motifs. The drawings were based on groups of small exercises of little time spent to execute them and were divided in three groups: (1) Drawing of nature elements, (2) Drawing of hands, (3) and the short time exercises that consisted in Drawing reproductions of masters paintings, projected in a interactive board. The main concepts that were studied in the subject of the execution of drawing were basically the line, the object line, the line of contour, and the dot.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pedro, António, 1953-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia