Autor(es):
Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4064
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Energia; Ensino da física; Ensino da química; Wikis; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 Com este estudo pretendeu-se conhecer o que pensam os alunos sobre o uso do
wiki e como reagem às tarefas de investigação propostas, durante a implementação de
uma proposta didáctica para o ensino de Energia. Procurou-se identificar mudanças que
ocorreram nas percepções dos alunos relativamente às aulas de Ciências Físico-
Químicas, conhecer que avaliação fizeram os alunos sobre o uso de tarefas de
investigação, identificar que aprendizagens os alunos disseram realizar durante as
tarefas de investigação e que potencialidades atribuíram os alunos ao uso do wiki.
Neste estudo, foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação
qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação
um estudo sobre a própria prática. Participaram nove alunos de um turno pertencente a
uma turma do 7ºano de escolaridade de uma escola da Grande Lisboa. Usaram-se vários
instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevista em grupo focado e
documentos escritos. Na análise de dados, os dados foram codificados e categorizados
utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes.
Os resultados revelaram a existência de mudanças nas percepções dos alunos
sobre o ensino / aprendizagem da Energia relativamente às aulas de Ciência Físico-
Químicas. Os alunos envolveram-se na realização de tarefas de investigação propostas,
possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências atitudinais, comunicação escrita
e de conhecimento substantivo e processual. Os resultados indicaram também que o
efeito motivador das novas tecnologias, particularmente do wiki, contribuiu para um
aumento do interesse nos alunos pela aprendizagem, levando desta forma à mobilização
de competências atitudinais e de comunicação escrita. The present study aims to understand what students think about the use of wiki
and how they react to the research assignments that were proposed to them during the
implementation of educational project related to the teaching of Energy. The aim of this
study is to identify the changes that occurred in students’ perception in regards to
Chemistry and Physics classes, ascertain students’ assessment regarding the use of
research tasks, and identify the learning that took place during the research assignments
and what potentialities the students attributed to the use of wiki.
During the course of the study, the methodology used was based on qualitative
investigation with interpretative orientation and the investigative strategy that was
adopted was a study that was conducted on the practice itself. Nine seventh grade
students from the greater Lisbon area participated in the study. Various information
gathering instruments were used: natural observation, focus-group interviews and
written documents. While analyzing the information, the data was codified and
categorized using the questioning method and constant comparisons.
The results revealed the existence of changes in students’ perceptions regarding
the teaching and learning of Energy as it relates to Chemistry and Physics class. The
students became involved in completing the inquiry tasks that were proposed to them,
which allowed for the development of attitudinal skills, writing skills as well as
substantial and procedural knowledge. Likewise, the results also indicate the presence
of a motivational effect of new technologies, in particular wiki, which contributed to an
increase in students’ interest towards learning, which ultimately lead to the mobilization
of attitudinal and writing skills.