Detalhes do Documento

Wiki no ensino da energia : um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade

Autor(es): Nascimento, Carmen Sofia Coimbra do cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4064

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Energia; Ensino da física; Ensino da química; Wikis; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 Com este estudo pretendeu-se conhecer o que pensam os alunos sobre o uso do wiki e como reagem às tarefas de investigação propostas, durante a implementação de uma proposta didáctica para o ensino de Energia. Procurou-se identificar mudanças que ocorreram nas percepções dos alunos relativamente às aulas de Ciências Físico- Químicas, conhecer que avaliação fizeram os alunos sobre o uso de tarefas de investigação, identificar que aprendizagens os alunos disseram realizar durante as tarefas de investigação e que potencialidades atribuíram os alunos ao uso do wiki. Neste estudo, foi usada uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram nove alunos de um turno pertencente a uma turma do 7ºano de escolaridade de uma escola da Grande Lisboa. Usaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevista em grupo focado e documentos escritos. Na análise de dados, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram a existência de mudanças nas percepções dos alunos sobre o ensino / aprendizagem da Energia relativamente às aulas de Ciência Físico- Químicas. Os alunos envolveram-se na realização de tarefas de investigação propostas, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências atitudinais, comunicação escrita e de conhecimento substantivo e processual. Os resultados indicaram também que o efeito motivador das novas tecnologias, particularmente do wiki, contribuiu para um aumento do interesse nos alunos pela aprendizagem, levando desta forma à mobilização de competências atitudinais e de comunicação escrita. The present study aims to understand what students think about the use of wiki and how they react to the research assignments that were proposed to them during the implementation of educational project related to the teaching of Energy. The aim of this study is to identify the changes that occurred in students’ perception in regards to Chemistry and Physics classes, ascertain students’ assessment regarding the use of research tasks, and identify the learning that took place during the research assignments and what potentialities the students attributed to the use of wiki. During the course of the study, the methodology used was based on qualitative investigation with interpretative orientation and the investigative strategy that was adopted was a study that was conducted on the practice itself. Nine seventh grade students from the greater Lisbon area participated in the study. Various information gathering instruments were used: natural observation, focus-group interviews and written documents. While analyzing the information, the data was codified and categorized using the questioning method and constant comparisons. The results revealed the existence of changes in students’ perceptions regarding the teaching and learning of Energy as it relates to Chemistry and Physics class. The students became involved in completing the inquiry tasks that were proposed to them, which allowed for the development of attitudinal skills, writing skills as well as substantial and procedural knowledge. Likewise, the results also indicate the presence of a motivational effect of new technologies, in particular wiki, which contributed to an increase in students’ interest towards learning, which ultimately lead to the mobilization of attitudinal and writing skills.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Freire, Ana Maria, 1947-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia