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As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no cam...

Autor(es): Pintassilgo, Joaquim cv logo 1 ; Nery, Ana Clara B. cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4035

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Escutismo; Prática educativa


Descrição
O principal objectivo da presente comunicação é reflectir, numa perspectiva comparada, sobre a emergência, tanto no Brasil como em Portugal, do movimento escutista, o que aconteceu a partir da segunda década do século XX. Usaremos como fontes de pesquisa alguns exemplares da imprensa de educação e ensino, designadamente ..., no caso brasileiro, e a Revista de Educação Geral e Técnica e a Revista Escolar, no caso português, para além de outras publicações dedicadas ao escutismo. Procuraremos caracterizar os termos do intenso debate que se desenvolveu, em ambos os contextos, sobre o movimento “scout”, designadamente no que se refere às suas finalidades, rituais e práticas educativas, tentando captar a fundamentação dos argumentos favoráveis e contrários ao reconhecimento da sua legitimidade e virtualidades educativas. Daremos uma particular atenção, em ambos os casos, às relações entre o escutismo e os poderes políticos, ao seu eventual carácter militarista e às práticas educativas desenvolvidas tendo em vista a formação integral dos jovens, comparando-as, neste último caso, com as decorrentes do movimento internacional de renovação pedagógica então em fase de afirmação. Procuraremos compreender o escutismo como parte de um projecto mais vasto, com expressão em ambos os contextos, de formação do cidadão tendo por base a sua regeneração moral e o combate aos “vícios” sociais, projecto esse no qual se harmonizam finalidades tendo em vista, simultaneamente, o auto-governo e a regulação social dos indivíduos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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