Document details

A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira)

Author(s): Agostinho, Joana cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3905

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua alemã; Ensino de línguas; Ilustrações, imagens, etc. na educação; Material didáctico; Relatórios de Unidade Curricular - 2010


Description
Relatório de Unidade Curricular, Mestrado em Ensino - Inglês e Alemão (Estudos Alemães)Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 O presente trabalho tem como objectivo salientar algumas reflexões e considerações sobre o uso da imagem no âmbito escolar, destacando a leccionação de uma língua estrangeira. Este relatório científico encontra-se dividido em quatro partes. Em primeiro lugar, apresento uma abordagem teórica sobre a aplicação da imagem, onde menciono as suas funções e a sua relevância didáctica. Depois, encontram-se duas descrições (uma que recai sobre os alunos com quem trabalhei e outra sobre a escola onde realizei o meu estágio). A terceira parte justifica as opções e as escolhas tomadas no que concerne o plano de unidade elaborado no quarto semestre de 2010 e consiste em os planos de aula e a descrição das aulas ministradas no decurso do semestre supracitado. Da quarta parte constam duas avaliações: uma auto-avaliação e uma avaliação dos alunos. Este segmento do relatório científico assenta em os aspectos positivos e negativos relativamente à professora estagiária e aos alunos. Por fim, as fichas de trabalho, as apresentações PowerPoint e outros materiais encontram-se reunidos nos anexos. Abstract: The aim of this project is to provide some reflections and considerations about the use of images in the classroom especially in foreign language teaching. This paper is divided into four chapters. Firstly, I will present a theoretical approach to the use of images, for instance, their functions and didactic relevance. Then, there are two descriptions (one of the students with whom I worked and another about the school where I did by internship). The third part aims at justifying the choices within the unit planned for the Spring semester, 2010 and consists of lesson plans and the description of the lessons which were taught throughout the fourth semester. In the fourth part there are two evaluations: one self-evaluation and the assessment of the students. This part consists of a positive and/or negative feedback on both the teacher trainee and the students. Finally, the worksheets, the PowerPoint presentations and other materials are gathered in the annexes. Key
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Hammer, Gerd,1959-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU