Detalhes do Documento

O contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade

Autor(es): Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3904

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Língua portuguesa; Ensino de línguas; Ilustrações, imagens, etc. na educação; Material didáctico; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010


Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010 No contexto da contemporânea “sociedade da imagem”, importa reconhecer, estudar e legitimar o contributo da escola paralela para a escola formal: importa aferir do contributo da imagem, fixa e em movimento, artística ou dos mass media, para o actual sistema de ensino. Na presente reflexão, importa investigar o contributo da imagem para o ensino do Português, no 12.º ano do Ensino Secundário, tendo como base não apenas a investigação teórica mas também o trabalho prático: a unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, inserida no estudo da obra literária de leitura integral obrigatória, Memorial do Convento, de José Saramago. Uma análise tanto teórica como prática aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as actuais expectativas dos alunos, hoje intimamente ligadas ao seu background cultural. Abstract: In the context of the contemporary “society of the image”, it is important to recognize, to study and to legitimize the contribution of the parallel school to the formal school: it is important to assess the contribution of the image, still or moving, artistic or from the mass media, for the current school system. In this reflection it is important to investigate the contribution of image for the teaching of Portuguese, on the twelfth grade, based on a theoretical investigation and a practical work: the curricular unity on the supervised teaching practice, at Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra, according to the study of the literary work of mandatory full reading, José Saramago’s Memorial do Convento. An analysis of both theoretical and practical nature points to the need to wager with transversal knowledges and to search teaching strategies that are consistent with today’s student’s expectations, which are deeply connected to their cultural background.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Amaral, Fernando Pinto do,1960-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia