Autor(es):
Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3904
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Língua portuguesa; Ensino de línguas; Ilustrações, imagens, etc. na educação; Material didáctico; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010 No contexto da contemporânea “sociedade da imagem”, importa reconhecer,
estudar e legitimar o contributo da escola paralela para a escola formal: importa aferir
do contributo da imagem, fixa e em movimento, artística ou dos mass media, para o
actual sistema de ensino.
Na presente reflexão, importa investigar o contributo da imagem para o ensino
do Português, no 12.º ano do Ensino Secundário, tendo como base não apenas a
investigação teórica mas também o trabalho prático: a unidade curricular relativa à
prática de ensino supervisionada, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra,
inserida no estudo da obra literária de leitura integral obrigatória, Memorial do
Convento, de José Saramago.
Uma análise tanto teórica como prática aponta para a necessidade de apostar na
transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as
actuais expectativas dos alunos, hoje intimamente ligadas ao seu background cultural. Abstract: In the context of the contemporary “society of the image”, it is important to
recognize, to study and to legitimize the contribution of the parallel school to the formal
school: it is important to assess the contribution of the image, still or moving, artistic or
from the mass media, for the current school system.
In this reflection it is important to investigate the contribution of image for the
teaching of Portuguese, on the twelfth grade, based on a theoretical investigation and a
practical work: the curricular unity on the supervised teaching practice, at Escola
Secundária de Santa Maria, in Sintra, according to the study of the literary work of
mandatory full reading, José Saramago’s Memorial do Convento.
An analysis of both theoretical and practical nature points to the need to wager
with transversal knowledges and to search teaching strategies that are consistent with
today’s student’s expectations, which are deeply connected to their cultural background.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Amaral, Fernando Pinto do,1960-