Autor(es):
Bastos, Patrícia Ponte
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3897
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da filosofia; Valores (Filosofia); Ensino secundário; Formação integral; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 A Filosofia desempenha um papel fundamental na formação integral do aluno do
Ensino Secundário. O programa de Filosofia do 10º Ano centra-se no problema da
acção humana, onde são afloradas diversas dimensões do agir, individual e
colectivamente considerado.
Salientamos dois tópicos específicos a partir dos quais se desenvolveu a prática de
ensino supervisionada, a saber, «Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de
culturas» e «A criação artística e a obra de arte».
Em torno destes conteúdos apresentamos uma reflexão filosófica com o propósito
de enquadrar e fundamentar teoricamente os temas das aulas, incidindo nos conceitos
de acção, valor, cultura, arte e nas suas inter-relações.
O relatório das aulas compreende a síntese, o comentário e a análise crítica das
principais experiências pedagógicas e didácticas realizadas com duas turmas da Escola
Secundária de Eça de Queirós, em Lisboa. Abstract: Philosophy plays a vital role towards the full education of the secondary school
student. The Portuguese tenth grade Philosophy syllabus is centered upon the problem
of action, dealing with various interweaved dimensions of individual and collective
human actions.
Our supervised teaching practice was based upon the following two topics: «Values
and culture – the diversity and dialogue of cultures» and «Artistic creation and the
work of art».
These topics are central to our philosophical reflection, which seeks to theoretically
assimilate and substantiate the subjects discussed in the classes, focusing upon the
concepts of action, value, culture, art and their interrelations.
The classes’ report is comprised of the synthesis, commentary and critical analysis
of the main pedagogic and didactic experiences carried out in two classes of Eça de
Queirós Secondary School, in Lisbon.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-