Detalhes do Documento

O contributo do ensino-aprendizagem da filosofia para a formação integral do al...

Autor(es): Bastos, Patrícia Ponte cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3897

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino da filosofia; Valores (Filosofia); Ensino secundário; Formação integral; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010


Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 A Filosofia desempenha um papel fundamental na formação integral do aluno do Ensino Secundário. O programa de Filosofia do 10º Ano centra-se no problema da acção humana, onde são afloradas diversas dimensões do agir, individual e colectivamente considerado. Salientamos dois tópicos específicos a partir dos quais se desenvolveu a prática de ensino supervisionada, a saber, «Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas» e «A criação artística e a obra de arte». Em torno destes conteúdos apresentamos uma reflexão filosófica com o propósito de enquadrar e fundamentar teoricamente os temas das aulas, incidindo nos conceitos de acção, valor, cultura, arte e nas suas inter-relações. O relatório das aulas compreende a síntese, o comentário e a análise crítica das principais experiências pedagógicas e didácticas realizadas com duas turmas da Escola Secundária de Eça de Queirós, em Lisboa. Abstract: Philosophy plays a vital role towards the full education of the secondary school student. The Portuguese tenth grade Philosophy syllabus is centered upon the problem of action, dealing with various interweaved dimensions of individual and collective human actions. Our supervised teaching practice was based upon the following two topics: «Values and culture – the diversity and dialogue of cultures» and «Artistic creation and the work of art». These topics are central to our philosophical reflection, which seeks to theoretically assimilate and substantiate the subjects discussed in the classes, focusing upon the concepts of action, value, culture, art and their interrelations. The classes’ report is comprised of the synthesis, commentary and critical analysis of the main pedagogic and didactic experiences carried out in two classes of Eça de Queirós Secondary School, in Lisbon.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, Maria Luísa Ribeiro,1944-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia