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Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica

Author(s): Almeida, Maria Pereira de cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3896

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da filosofia; Valores (Filosofia); Ensino secundário; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010


Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosóficodidáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia1 – A acção humana e os valores. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre três grandes temas filosóficos: o problema da liberdade, a questão dos valores e da valoração e, por fim, a temática da responsabilidade ecológica. Cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme pelo que não houve intenção de abordá-los de forma exaustiva. Além disso, a proposta dirige-se ao ensino secundário. Desta forma, teve de efectuar-se uma adaptação dos conteúdos ao nível de ensino a que se dirigiam. Apresenta-se, também, uma reflexão sobre temáticas pedagógicas importantes na formação docente. Esta reflexão baseia-se, fundamentalmente, no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destes autores retiraram-se ideias e conceitos importantes para a concepção do que significa, e do que implica, ser professora de Filosofia. Reconhecendo que a experiência é a maior aliada da actividade docente, sabe-se que a proposta que se faz é, de alguma forma, provisória, na medida em que a sua aplicabilidade não poderia deixar de se modificar ao longo do tempo. Ainda assim, tendo como crença básica a ideia de que a educação é um dos principais motores de transformação social e acreditando que um mundo melhor é possível, o Mestrado em Ensino de Filosofia revelou-se um óptimo meio de iniciação para quem se quer dedicar à nobre actividade de ensinar. Resumen: En este relatório se puede encontrar una propuesta de abordaje filosóficodidáctico sobre la unidad curricular del Programa de Filosofía2 – La acción humana e los valores. Las clases dadas y relatadas en este documento, así como su fundamentación, inciden sobre tres grandes temas filosóficos: el problema de la libertad, la cuestión de los valores y de la valoración y, por fin, la temática de la responsabilidad ecológica. Cada uno de los temas referidos es de una amplitud enorme, por lo cual no hubo intención de hacer un abordaje exhaustivo. Además, la propuesta se dirige a la enseñanza secundaria. Así, se tuvo que realizar una adaptación de los contenidos al nivel de enseñanza al que se dirigen. Se presenta, también, una reflexión sobre temáticas pedagógicas importantes en la formación docente. Esta reflexión se basa, fundamentalmente, en el estudio de algunos filósofos que se dedicaron a la pedagogía y a la didáctica. De estos autores se extrajeron ideas y conceptos importantes para la concepción de lo que significa, y de lo que implica, ser profesora de Filosofía. Reconociendo que la experiencia es la mayor aliada de la actividad docente, se sabe que la propuesta hecha es, de alguna forma, provisoria, ya que su aplicabilidad no podría dejar de cambiarse con el tiempo. Aún así, teniendo como creencia básica la idea de que la educación es uno de los principales motores de transformación social y creyendo que un mundo mejor es posible, el Master en Enseñanza de la Filosofía demostró ser un óptimo medio de iniciación para quien quiere dedicarse a la noble actividad de enseñar.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Assunção, Maria Cristina Beckert de,1956-
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