Autor(es):
Almeida, Maria Pereira de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3896
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da filosofia; Valores (Filosofia); Ensino secundário; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosóficodidáctica
sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia1 – A acção humana e os
valores. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua
fundamentação, incidem sobre três grandes temas filosóficos: o problema da liberdade,
a questão dos valores e da valoração e, por fim, a temática da responsabilidade
ecológica. Cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme pelo que não houve
intenção de abordá-los de forma exaustiva. Além disso, a proposta dirige-se ao ensino
secundário. Desta forma, teve de efectuar-se uma adaptação dos conteúdos ao nível de
ensino a que se dirigiam.
Apresenta-se, também, uma reflexão sobre temáticas pedagógicas importantes
na formação docente. Esta reflexão baseia-se, fundamentalmente, no estudo de alguns
filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destes autores retiraram-se ideias
e conceitos importantes para a concepção do que significa, e do que implica, ser
professora de Filosofia.
Reconhecendo que a experiência é a maior aliada da actividade docente, sabe-se
que a proposta que se faz é, de alguma forma, provisória, na medida em que a sua
aplicabilidade não poderia deixar de se modificar ao longo do tempo. Ainda assim,
tendo como crença básica a ideia de que a educação é um dos principais motores de
transformação social e acreditando que um mundo melhor é possível, o Mestrado em
Ensino de Filosofia revelou-se um óptimo meio de iniciação para quem se quer dedicar
à nobre actividade de ensinar. Resumen: En este relatório se puede encontrar una propuesta de abordaje filosóficodidáctico
sobre la unidad curricular del Programa de Filosofía2 – La acción humana e
los valores. Las clases dadas y relatadas en este documento, así como su
fundamentación, inciden sobre tres grandes temas filosóficos: el problema de la libertad,
la cuestión de los valores y de la valoración y, por fin, la temática de la responsabilidad
ecológica. Cada uno de los temas referidos es de una amplitud enorme, por lo cual no
hubo intención de hacer un abordaje exhaustivo. Además, la propuesta se dirige a la
enseñanza secundaria. Así, se tuvo que realizar una adaptación de los contenidos al
nivel de enseñanza al que se dirigen.
Se presenta, también, una reflexión sobre temáticas pedagógicas importantes en
la formación docente. Esta reflexión se basa, fundamentalmente, en el estudio de
algunos filósofos que se dedicaron a la pedagogía y a la didáctica. De estos autores se
extrajeron ideas y conceptos importantes para la concepción de lo que significa, y de lo
que implica, ser profesora de Filosofía.
Reconociendo que la experiencia es la mayor aliada de la actividad docente, se
sabe que la propuesta hecha es, de alguna forma, provisoria, ya que su aplicabilidad no
podría dejar de cambiarse con el tiempo. Aún así, teniendo como creencia básica la idea
de que la educación es uno de los principales motores de transformación social y
creyendo que un mundo mejor es posible, el Master en Enseñanza de la Filosofía
demostró ser un óptimo medio de iniciación para quien quiere dedicarse a la noble
actividad de enseñar.