Autor(es):
Brízida, Elsa Susana Clarinha
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3894
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Língua portuguesa; Ensino de línguas; Cânones literários; Ensino básico; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010 O presente relatório é o resultado de uma prática de ensino supervisionada,
correspondente a uma unidade didáctica de seis aulas de noventa minutos,
desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa numa turma de 7.º ano do Ensino
Básico e centrada na leitura orientada de um clássico em sala de aula.
Deste modo, pretende-se analisar o percurso encetado no cumprimento da
unidade didáctica em questão, explicitando-se as estratégias de ensino utilizadas
(planificações, tarefas, materiais e métodos de avaliação).
A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, adaptada por Aquilino Ribeiro, foi o
clássico escolhido, de acordo com a competência da leitura da referida turma do 7.º
ano de escolaridade e as orientações indicadas nos Programas de Língua Portuguesa e
no Plano Nacional de Leitura.
Os dados recolhidos permitem caracterizar o comportamento da turma
perante o desafio proposto e alertam para a necessidade de proporcionar modos de
ler dinâmicos e atractivos, em particular os que correspondem à leitura literária, para
que o aluno consiga estabelecer diálogos essenciais e pertinentes com a sua realidade
e, assim, corroborar o valor e a actualidade do clássico. A leitura de um clássico
literário ou de respectivas adaptações funciona, assim, como um importante veículo
de construção de referências culturais, estéticas e humanas. ABSTRACT: This report is the result of a supervised teaching practice, matching a didactic
unit of six classes with the duration of ninety minutes each in the subject of
Portuguese Language. The classes belonged to the seventh grade in high school and
were centered in a guided reading of a classic in the classroom. This will allow the
analysis of the course made in the fulfillment of the studied didactic unit, while
explaining the teaching strategies used (planning, tasks, materials and evaluation
methods).
A Peregrinação by Fernão Mendes Pinto, an adaptation by Aquilino Ribeiro, was
the chosen classic, according to the reading skills of the mentioned seventh grade class
and the indicated orientation both in the Portuguese Language Programs and the
National Reading Plan.
The collected data allows the characterization of the class’s behavior face to
the proposed challenge. They also warn the need to provide dynamic and attractive
reading ways, particularly the ones concerning literary reading. This way, an essential
and relevant dialogue will be established by the students and their own reality, which
will allow them to substantiate the value and timeliness of the classic. The reading of a
literary classic or its adaptations acts as an important vehicle to build cultural,
aesthetic and human references.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Amaral, Fernando Pinto do,1960-; Navas, Rute