Author(s):
Guerra, Emanuel Reginaldo Miragaia
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3891
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino da filosofia; Ensino secundário; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010 O que é a filosofia? A partir de
que parâmetros se poderá indicar que
nos encontramos defronte da filosofia?
Será esta a questão que tentaremos
responder neste trabalho. Será uma
tentativa de definir qual o melhor
modelo educacional, clássico ou
construtivista, que serve o ensino da
filosofia, através de uma descrição dos
processos que nos levaram a planificar e
concretizar as aulas decorrentes da
cadeira de IPP. O processo educativo a
desenvolver deverá restringir-se a um
modelo baseado na arte de decorar?
Deverá assentar na autonomia do aluno
e no seu desabrochamento? Ou a
possibilidade da filosofia apenas é
concebível no entrelaçar destes
modelos?
Será também uma tentativa de
resposta, fruto das inquietações
derivadas das perspectivas de Matthew
Lipman, se a filosofia poderá restringirse
apenas a um processo do uso da
razão, assente numa cientificidade,
esquecendo-se, para esse fim, de todos
os factores que poderão ser
considerados de constrangimentos, a
esse raciocínio autónomo, como, por
exemplo, as histórias do uso da razão e
a cultura, a que qualquer ser aprendente
está inserido. Abstract: What is philosophy? From what
parameters can we indicate if we are in
front of philosophy? Is this the question
we try to answer in this work. It will be
an attempt to determine the best
educational model, classical or
constructive, that serves the teaching of
philosophy, through a description of the
processes that led us to plan and
implement the lessons arising from the
class of IPP. The educational process to
develop should be restricted to a model
based on the art of decorating? Should
be based on the learner autonomy and
its unfolding? Or the possibility of
philosophy is only conceivable in the
intertwining of these models?
It will also be an attempt to answer, the
result of concerns derived from the
perspectives of Matthew Lipman, if
philosophy could be restricted just to a
process of reasoning, based on a
scientific, forgetting, for this purpose,
all factors that may be considered as
constraints in this independent
reasoning, for example, the stories of
the use of reason and the culture, which
any learner is being inserted.