Detalhes do Documento

O doce toque da moralidade: o despertar da consciência moral

Autor(es): Gameiro, Joana Pascoal Reino Martins cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3890

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino da filosofia; Moral prática; Valores (Filosofia); Consciencia moral; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010


Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 Este Relatório relativo à Prática de Ensino Supervisionada resulta do trabalho desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, em Santa Maria dos Olivais, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia. Foram leccionadas num total sete aulas para o Terceiro Ponto da Unidade II: a dimensão ético-política – análise e compreensão da experiência convivencial, a duas turmas de 10º ano, uma da vertente Científica e outra da vertente Humanista. Um dos grandes objectivos expressos neste Relatório prende-se com a necessidade de promover nos alunos comportamentos eticamente comprometidos, despertar a sua consciência moral adormecida, não só através da transmissão dos conteúdos inerentes à dimensão ético-política, bem como através de exercícios práticos que coloquem o seu juízo ético em movimento. Este objectivo funde-se à emergência de um novo Homem, um ser livre e responsável, um cidadão informado e activo que carrega em si valores como a tolerância, a igualdade, liberdade e fraternidade. Este Relatório representa, igualmente, uma oportunidade para pensar o lugar da Ética na disciplina de Filosofia, e em geral no currículo escolar. Abstract: This Report on Supervised Teaching Practice is the result of the work developed in Eça de Queirós Secundary School, in Santa Maria dos Olivais, within the Teaching Philosophy Masters. There were selected a total of seven lessons for the Thrid Theme of Unit II: the ethical-political dimension – analysis and understanding of convivial experience, from two classes of the tenth grade, one from the Cientific area and the other from the Humanistic area. One of the major goals expressed in this Report relates the need to promote complex ethical behaviors in the students, arouse their inert moral concience, not only through the transmission of the contents related with the ecthical- political dimension, but also with pratical exercises that alows a development of their ethical judgement. This goal merges with the necessity of a New Man, a free and responsable being, an informed and active citizen that supports values such as tolerance, iguality, liberty and fraternity. This Report also represents an opportunity to consider the place of ethics in the subject of Philosophy as well as in the general scholl curriculum.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Leonel Ribeiro dos,1947-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia