Detalhes do Documento

A poesia no neo-realismo português : primeiras manifestações e "novo cancioneiro"

Autor(es): Henriques, João Laranjeira, 1978- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3789

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de doutoramento - 2011; Poesia portuguesa - séc.20; Neo-realismo (Literatura) - Portugal; História cultural - Portugal - séc.20


Descrição
Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Portugueses), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 Na sua promoção de uma arte socialmente comprometida e interveniente, o movimento artístico e cultural que em Portugal ficou conhecido por neo-realismo, e que cumpriu o seu período de definição e afirmação entre finais da década de 1930 e inícios da década seguinte, desenvolveu um interessante corpo teórico em várias publicações periódicas da época, instruindo várias vezes o artista, e em particular o escritor, acerca das responsabilidades e ambições sociais do acto criativo. Demarcando-se do maior intimismo da precedente geração presencista e de certa idealista passividade que, por essa altura, foi sendo apontada ao realismo de Oitocentos, os jovens neo-realistas depositavam na literatura uma boa parte das suas esperanças de uma sociedade mais justa e fraterna. Porém, se a prosa de ficção, em parte pelas suas gerais características genológicas, se soube prestar com relativa adequação às solicitações da teoria neorealista mais ortodoxa, já na poesia encontramos dissonâncias que lhe conferem um lugar bastante particular no panorama literário da época. Uma leitura atenta e renovada das primeiras incursões poéticas de autores tradicionalmente associados ao neo-realismo literário português, nomeadamente da importante colecção de poesia “Novo Cancioneiro”, põe em evidência não apenas a dificuldade em pacificamente integrar a produção poética desses anos no projecto neo-realista, como também alguns interessantes aspectos que as décadas seguintes, em parte minadas por algum preconceito contra a face mais politizada do movimento, apenas em parte souberam devidamente valorizar. São alguns desses aspectos, como a preservação de um certo intimismo inquieto ou a dificuldade do sujeito poético em aderir de forma aberta e imediata ao projecto de combate social para o qual se vê convocado, que tornam possível uma leitura da poesia dita neo-realista muito para além das orientações de certa teoria em matéria de criação artística. The artistic and cultural movement known in Portugal as neo-realism, with its period of definition and assertion between the end of the 1930’s and the beginning of the following decade, sought to promote a socially committed and intervening kind of art. The movement developed an interesting body of written theory in several newspapers and magazines of the time, instructing the artist himself, particularly the writer, about the social responsibilities and ambitions of artistic creation. Clashing with the declared introspection of the preceding generation gathered around the magazine Presença, and also going against a certain idealist passivity of which the Portuguese 19th century realism was by then accused, the young neo-realists held high expectations about literature’s contribution to a more just and fraternal society. However, in opposition to narrative fiction, the general characteristics of which allowed it to more adequately fulfill the demands of neo-realist theory, in that period’s poetry we find the sort of dissonance that renders it quite a unique place in the literary scene of those years. A close and renewed reading of the first poetic attempts of the authors traditionally associated with Portuguese literary neo-realism, namely the important poetry collection “Novo Cancioneiro”, not only attests the difficulty of a straightforward association of that poetry with neo-realism’s project, but also highlights some interesting aspects that the following decades, influenced by some prejudice against the more politicized side of the movement, were not able to fully and rightfully value. Aspects such as the preservation of a certain unsettled introspection, as well as the poetic subject’s difficulty to openly and immediately devote himself to the social struggle to which he is called, enable one to read the so-called neo-realist poetry far beyond all the theoretical orientations of that time on matters of artistic creation.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Gusmão, Manuel, 1945-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia