Autor(es):
Henriques, João Laranjeira, 1978-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3789
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teses de doutoramento - 2011; Poesia portuguesa - séc.20; Neo-realismo (Literatura) - Portugal; História cultural - Portugal - séc.20
Descrição
Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Portugueses), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 Na sua promoção de uma arte socialmente comprometida e interveniente, o
movimento artístico e cultural que em Portugal ficou conhecido por neo-realismo, e que
cumpriu o seu período de definição e afirmação entre finais da década de 1930 e inícios
da década seguinte, desenvolveu um interessante corpo teórico em várias publicações
periódicas da época, instruindo várias vezes o artista, e em particular o escritor, acerca
das responsabilidades e ambições sociais do acto criativo. Demarcando-se do maior
intimismo da precedente geração presencista e de certa idealista passividade que, por
essa altura, foi sendo apontada ao realismo de Oitocentos, os jovens neo-realistas
depositavam na literatura uma boa parte das suas esperanças de uma sociedade mais
justa e fraterna. Porém, se a prosa de ficção, em parte pelas suas gerais características
genológicas, se soube prestar com relativa adequação às solicitações da teoria neorealista
mais ortodoxa, já na poesia encontramos dissonâncias que lhe conferem um
lugar bastante particular no panorama literário da época. Uma leitura atenta e renovada
das primeiras incursões poéticas de autores tradicionalmente associados ao neo-realismo
literário português, nomeadamente da importante colecção de poesia “Novo
Cancioneiro”, põe em evidência não apenas a dificuldade em pacificamente integrar a
produção poética desses anos no projecto neo-realista, como também alguns
interessantes aspectos que as décadas seguintes, em parte minadas por algum
preconceito contra a face mais politizada do movimento, apenas em parte souberam
devidamente valorizar. São alguns desses aspectos, como a preservação de um certo
intimismo inquieto ou a dificuldade do sujeito poético em aderir de forma aberta e
imediata ao projecto de combate social para o qual se vê convocado, que tornam
possível uma leitura da poesia dita neo-realista muito para além das orientações de certa
teoria em matéria de criação artística. The artistic and cultural movement known in Portugal as neo-realism, with its
period of definition and assertion between the end of the 1930’s and the beginning of
the following decade, sought to promote a socially committed and intervening kind of
art. The movement developed an interesting body of written theory in several
newspapers and magazines of the time, instructing the artist himself, particularly the
writer, about the social responsibilities and ambitions of artistic creation. Clashing with
the declared introspection of the preceding generation gathered around the magazine
Presença, and also going against a certain idealist passivity of which the Portuguese
19th century realism was by then accused, the young neo-realists held high expectations
about literature’s contribution to a more just and fraternal society. However, in
opposition to narrative fiction, the general characteristics of which allowed it to more
adequately fulfill the demands of neo-realist theory, in that period’s poetry we find the
sort of dissonance that renders it quite a unique place in the literary scene of those years.
A close and renewed reading of the first poetic attempts of the authors traditionally
associated with Portuguese literary neo-realism, namely the important poetry collection
“Novo Cancioneiro”, not only attests the difficulty of a straightforward association of
that poetry with neo-realism’s project, but also highlights some interesting aspects that
the following decades, influenced by some prejudice against the more politicized side of
the movement, were not able to fully and rightfully value. Aspects such as the
preservation of a certain unsettled introspection, as well as the poetic subject’s difficulty
to openly and immediately devote himself to the social struggle to which he is called,
enable one to read the so-called neo-realist poetry far beyond all the theoretical
orientations of that time on matters of artistic creation.