Document details

O processo de construção de cuidados enfermeiro/pessoa em fim de vida : encontr...

Author(s): Frias, Cidália de Fátima Cabral de, 1965- cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3746

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Cuidados de enfermagem; Interaccao enfermeiro-doente; Cuidados a doentes terminais; Fim de vida; Teses de doutoramento - 2010


Description
Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, com a participação da Escola Superior de Enfermagem, 2011 É cada vez mais consensual que a singularidade da pessoa dita necessidades em cuidados de enfermagem, as quais exigem respostas diferenciadas e complexas. Perante uma pessoa em fim de vida, as intervenções revestem-se de tal peculiaridade que se tornou para mim imperioso compreender como se constroem esses cuidados, numa época em que cada vez mais as pessoas morrem no hospital. Nessa perspectiva, tive como questão orientadora: “Como é que o enfermeiro e a pessoa em fim de vida constroem o processo de cuidados, num serviço de internamento de um hospital de agudos?”. Para tal, realizei um estudo de natureza indutiva, recorrendo à metodologia grounded theory, com o intuito de compreender a natureza e o processo de interacção enfermeiro/pessoa em fim de vida; identificar as intervenções terapêuticas dos enfermeiros na interacção/partilha de corpos; e contribuir para o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance. A amostragem foi teórica. Recorri à observação não participante e às entrevistas narrativas (realizadas aos enfermeiros, doentes e familiares) como técnicas de colheita de dados, os quais foram analisados pelo método de comparações constantes, utilizando o programa informático NVivo 7. Na análise dos dados destacou-se como categoria central: “O processo de construção de cuidados enfermeiro/pessoa em fim de vida: encontro de corpos”. Contribuem para esta categoria central os conceitos: “Processo de avaliação das vivências no corpo transformado” e o “Processo de intervenção terapêutica dos enfermeiros na interacção/partilha de corpos”. Por sua vez estes conceitos vão ganhando características diferentes à medida que o Processo de construção de cuidados evolui através das seguintes fases: “Acolhimento da pessoa e família: o início da interacção”; Co-construção dos cuidados em sintonia” e “O(s) último(s) encontro(s): o fim da interacção”. Como características gerais da globalidade deste processo conclui-se que a interacção se vai fortalecendo, através do aprofundamento das suas características profissionais, nomeadamente a intencionalidade das intervenções. As potencialidades terapêuticas destas intervenções tinham em conta as condições contextuais, a empatia, a cumplicidade e a confiança, sendo um processo coconstruído e prolongado no tempo. O tempo era uma dimensão importante: a doente e o enfermeiro iam interiorizando a vivência da doença, contribuindo para o desenvolvimento pessoal de ambos e, concomitantemente para o processo de desenvolvimento profissional. O desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro iam-se reflectindo na forma como geria as dificuldades inerentes ao contexto e às dificuldades na interacção enfermeiro/doente/família. It is increasingly accepted that a patient’s singularity determines nursing care needs, which require complex differentiated responses. Before someone at the end of life, interventions assume such a peculiar character that it became imperative to me to understand how this care is built at a time when more and more people die in hospital. Therefore, this was my guiding question: “How do the nurse and the patient at the end of life build the care process, during hospitalization for acute illness”. I conducted an inductive study, resorting to the grounded theory method, aiming to: understand the nature and the process of interaction between nurse and person at the end of life; identify the types of therapeutic intervention of the nurses in the interaction/sharing of bodies; and contribute to the development of a medium range theory. Using a theoretical sample, I resorted to non-participant observation and narrative interviews (applied to nurses, patients and relatives) as data collection techniques, analyzed by constant comparison method, using NVivo 7 software. The data analysis stressed as the main category “The construction process of nursing care plans by the nurse/patient at the end of life: relationship of bodies”. The following concepts contribute to this central category: “Evaluation process of the life experiences of the transformed body” and the “Therapeutic intervention process of the nurses in the interaction/ sharing of bodies”. On the other hand, these concepts acquire different characteristics as the process of construction of the nursing care plan evolves through these stages: “Welcoming the patient and family on admission: the beginning of the interaction”; Co-construction of the care plan according to the patient’s needs” and “Last encounter(s): the end of interaction”. As general characteristics of the whole process, we can conclude that the interaction grows stronger, as their professional characteristics develop, namely the intentionality of the interventions. The therapeutic potential of these interventions took into consideration the contextual conditions, the empathy, the complicity, and trust. The relationship gradually consolidated. Time was regarded as an important dimension: patient and nurse would gradually internalize the experience of the illness, contributing to the personal development of both and, coincidentally, to the professional development process. The nurse’s personal and professional development reflected on the way (s)he managed the difficulties inherent to the context and the interaction nurse/patient/family.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Manuel José; Rosa, Joaquim Coelho, 1949-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU