Autor(es):
Afonso, Filipa Maria Oliveira de Almeida, 1980-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3745
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teses de doutoramento - 2011; Boaventura, Santo, 1221-1274; Filosofia - Idade Média; Metafísica; Estética; Cristianismo; Luz na religião
Descrição
Tese de doutoramento, Filosofia (Filosofia Medieval), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 Da luz que sumamente se difunde à resplandecência que reverte o sentido descendente
da iluminação e a reconduz à sua origem luzente, desenha Boaventura um círculo
luminoso no qual se coordena e ritma toda a sua metafísica. Com efeito, a partir da
semântica da luz, traça o autor do século XIII um mapa conceptual coeso e fecundo,
capaz de congregar numa unidade estruturante e de diferenciar nas suas especificidades
as três regiões ônticas que se concertam na sua mundividência: Deus, o homem e o
mundo. Nestas três instâncias entrever-se-á, então, não apenas uma hierarquia
perfeitamente estratificada, segundo distintas expressões de luz, mas ainda um
dinamismo omnipresente que as abraça e inter-relaciona, e que bem se deixa pensar à
luz da vigorosa actividade inerente à natureza luminosa. Se, pela luz, o universo
bonaventuriano se acende num dinamismo vital que alinha as criaturas com o Criador e,
no Criador, as três pessoas da Trindade entre si (que estão sendo postas, também elas,
por um dinamismo luminoso), pela beleza se elucidará a estrutura que desse dinamismo
resulta. Porque, desde logo, a actividade da luz desdobra a unidade do princípio luzente
numa certa dualidade de princípio e principiado, a beleza vem assinalar, de entre a
pluralidade que a actividade da luz faz emergir, a sua unidade como sobrevivência e
rastro do princípio no principiado, como esplendor, portanto, do Pai no Filho e do Filho
em toda a criação. Assim, quando a beleza vier, sob a pena do Doutor Seráfico,
precisar-se na ideia de uma proporção entre partes, ou na ideia de um sentimento
subjectivo, é ainda nesse conceito matricial de beleza que ela se deixará subsumir. From the light that first and foremost diffuses itself to resplendence that recasts the
descending course of illumination, taking it back to its beaming origin, Bonaventure
draws a luminous circle that coordinates and rhythms all his metaphysics. In fact, the
13th century author departs from the semantics of light to draw a cohesive and fecund
conceptual map, capable of congregating in a structuring unity and of differentiating in
its specificities the three ontic regions that conflate concertedly in his cosmovision: God,
man and the world. In these three instances, one distinguishes not only a perfectly
stratified hierarchy, according to distinct expressions of light, but also an omnipresent
dynamics that encircles them and determines their interrelation, therefore allowing for
its consideration under the vigorous activity of luminous nature. If, through light, the
universe of Bonaventure gains a vital dynamics that brings into line the creatures and
the Creator, and in the Creator, the three Trinity persons (themselves posited by a
luminous dynamics), through beauty the structure resulting from that very dynamics is
clarified. As right from the start, the activity of light unfolds the unity of the luminous
source in a duality of commencement and commenced, beauty underscores, within the
plurality the activity of light brings to the surface, its unity as survival and vestige of the
origin in the originated, and therefore as splendour of the Father in the Son, and of the
Son in all creation. And so, when beauty, under the pen of Doctor Seraphicus,
eventually comes to terms with the idea of a proportion between the parts, or with the
idea of a subjective feeling, it is still to be subsumed by that matrix concept of beauty.