Document details

Contributos de uma comunidade virtual de aprendizagem para a literacia científica

Author(s): Fonseca, Tânia Marisa Dias Almeida cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3576

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Comunidades virtuais de aprendizagem; Resolução de problema; Processos de tomada de decisão; Ciência; Tecnologia; Sociedade; Ambiente; Literacia científica; Teses de mestrado - 2009


Description
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 O avanço tecnológico verificado nas últimas décadas, tem permitido a escola desenvolver de sinergias, faciltando o trabalho colaborativo com os agentes sociais que a rodeiam. A necessidade de diversificar as práticas educacionais, capazes de promover a mobilização de capacidades dos alunos no desenvolvimento de competências essenciais à prática da cidadania, tem levado ao aumento da busca e adopção de estatégias motivadoras e inovadoras com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. No presente estudo recorreu-se ao paradigma interpretativo numa abordagem qualitativa na forma de estudo de caso, apresentando-se o estudo como um exemplo de uma prática pedagógica na área disciplinar de Área de Projecto do 12º ano, desenvolvida durante um ano lectivo, cujo objectivo foi envolver os alunos num processo de tomada de decisão sobre questões sócio-cientificas. A criação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, com recurso a ferramentas da Web 2.0, teve por base uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente como forma de promover nos alunos o questionamento, a análise e a argumentação sobre a dependência das sociedades ocidentais dos combustíveis fósseis, tornando-o num estudo de caso exploratório. O estudo envolveu os alunos (n=19) num processo de resolução de problemas e de tomada de decisão. Teve como resultado o surgimento de cinco soluções para problemas concretos e locais. Da análise da natureza das intervenções dos alunos nos aplicativos por si escolhidos (fórum, blogue, vídeo e fotografia) da comunidade virtual de aprendizagem, percebeu-se que os alunos apresentam dificuldades em articularas diferentes dimensões da ciência, sendo o seu estilo de intervenção maioritariamente argumentativo. Concomitantemente, promoveu-se uma maior compreensão de conceitos de Física e da sua aplicabilidade no dia-a-dia, o que levou a um maior entendimento sobre as relações sociais associadas à problemática da energia, inerentes à prática de uma cidadania consciente e activa, promovendo deste modo a literacia científica dos alunos. Technological progress of the recent decades allowed schools to develop different types of synergies, facilitating collaborative work with the external social agents. The need to diversify educational practices, capable of promoting the use of skills by students leading to the development of those that are essential to the practice of citizenship, has led to an increase in the search and adoption of innovative strategies driving and using information and communication technologies. The present study followed an interpretative paradigm in a qualitative approach, through a case study, presenting itself as an example of a pedagogical practice in the subject of Àrea de Projecto of 12th grade, developed over a school year, which was intended to involve students in the process of decision-making on scientific and social issues. The development of a computer-supported learning network, using Web 2.0 tools, was based on an approach to science-technology-society-environment as a means of fostering pupils questioning, analysis the argumentation related with Western society’s dependence on fossil fuels, making it into an exploratory case study. This study involved students (n=19) in a process of problem solving and decision-making that resulted in the emergence of five concrete solutions to local problems. From the analysis of the student’s speech supported by the applications chosen by them from the computer-supported learning network (forum, blog, video and photo) it was possible to see that students show difficulty in articulating the different dimensions of science and that, speech is mainly argumentative. Simultaneously, they gained a better understanding of the physics concepts involved and their applicability in real life, leading to a greater understanding of the social relations associated with energy problems and that are inherent to the practice of conscious and active citizenship. Therefore, pupil’s scientific literacy was promoted.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU