Author(s):
Caetano, Maria Alexandra de Barros, 1967-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3570
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2011; Hemingway,Ernest,1899-1961; Literatura americana - séc.20; Análise literária
Description
Tese de doutoramento, Estudos Literários (Teoria da Literatura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 Esta tese propõe uma leitura da novela de Ernest Hemingway, The Old Man and the Sea
(1952). Tendo como objecto de análise a história de um velho que luta para resgatar do
oceano o seu mais sublime peixe, a fim de vingar a escassez de oitenta e quatro dias sem
captura, estabelece-se uma analogia entre a aprendizagem da pesca e a interpretação literária.
A partir desta correlação, sugere-se que a novela reconfigura, sob uma expressão conceptual
e idiomática própria, a noção de identidade ancorada na visão pós-cartesiana da psique: o
conceito de gestos fundadores traduz a luta do herói para se afirmar; o vocábulo conversão,
oriundo da tradição judaico-cristã, descreve a sua aprendizagem; a metáfora é o tropo em
que se exprime a metamorfose; imitação ou mimese é o conceito, de inspiração aristotélica,
que subtende a equação autobiográfica entre a demanda de pesca e a arte poética. A
investigação procurará harmonizar a análise do pormenor com a visão do todo. This thesis proposes a reading of the novel The Old Man and the Sea (1952) by Ernest
Hemingway. Having as an object of analysis the story of an old man who struggles to rescue
from the ocean its most sublime fish, in order to avenge the scarcity of eighty-four days
without capture, it establishes an analogy between learning how to fish and literary
interpretation. From this correlation, it is suggested that the novel reconfigures, in a
conceptual and idiomatic expression, the notion of identity rooted in the post-Cartesian view
of the psyche: the concept of foundational gestures reflects the hero's struggle to assert
himself; the word conversion, derived from the Judeo-Christian tradition, describes his
learning; the metaphor is the trope that expresses the metamorphosis; imitation or mimesis is
the concept of Aristotelian inspiration which implies the autobiographical equation between
the demand for fishing and the poetic art. The investigation will try to harmonize the analysis
of detail with the vision of the whole.