Detalhes do Documento

A pintura mural na região do mármore (1640-1750): Estremoz, Borba, Vila Viçosa ...

Autor(es): Monteiro, Patrícia Alexandra cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/345

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Pinturas murais - Alentejo (Portugal); História da arte - Alentejo (Portugal) - séc.17-18; Património cultural - Alentejo (Portugal); Teses de mestrado


Descrição
Tese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008 Esta dissertação apresentará algumas considerações a propósito da utilização massiva da pintura mural no Alentejo, em concreto na designada Região do Mármore (Estremoz,Borba, Vila Viçosa e Alandroal), para o período compreendido entre 1640 e 1750.Nos últimos anos, a pintura mural portuguesa tem vindo a ser alvo de muita pesquisa. O aumento do interesse por parte dos historiadores da arte, permite-nos reformular alguns conceitos a propósito deste tema. Ainda procuramos entender como esta expressão artística terá sido interpretada no decorrer de séculos, mas não há dúvida que foi muito valorizada na região do Alentejo, como algo capaz de conferir nobreza para um determinado específico. Veremos como esta técnica pictórica foi utilizada em edifícios religiosos e civis, recorrendo a uma variedade de soluções de forma a aumentar a percepção global desses mesmos espaços. Muito embora possamos considerar a pintura mural como uma expressão artística individual, com um determinado significado iconográfico ou iconológico, podemos assumir que só quando combinada com outros elementos (como os azulejos, os altares de talha dourada e a imaginária) pode atingir níveis mais elevados de complexidade.Talvez a característica mais visível permaneça o seu elevado sentido cénico, apesar deste aspecto ser insuficiente para definir a pintura mural portuguesa dos séculos XVII e XVIII. Ao nos referirmos à pintura mural do Alentejo é, também, necessário rever as categorias típicas nas quais os historiadores da arte classificam as obras de arte. Expressões como Gótico , Renascimento , Maneirismo , Barroco ou Tardo-barroco , nem sempre são adequadas para descrever plenamente algumas pinturas. Mesmo em regiões onde o mármore foi tão importante para a economia local, a pintura mural prevaleceu, demonstrando a sua popularidade e capacidade de adaptação a qualquer contexto This thesis will present some considerations on the extensive use of mural paintings in Alentejo, specifically in the so called Marble Region (Estremoz, Borba, Vila Viçosa and Alandroal), for the period between 1640-1750. In the last few years, Portuguese mural painting has been the subject of much research. The increasing interest of art historians in mural paintings allows us to change previous ideas about this art in Portugal. We are still not fully aware of how this artistic expression was interpreted over the centuries, but there is no doubt that it was much valued in the Alentejo region, as something which gave some kind of nobility to a specific place. We will see how this pictorial technique was used in religious buildings, using a variety of solutions to increase the global perception of those spaces. Although we could consider mural painting as an individual artistic expression with a specific iconographic or iconological significance, we can assume that only when combined with other elements (such as tiles, golden leaved altars and sculptures) it could achieve higher levels of complexity. Perhaps the more visible characteristic remains in its accurate scenic sense, although this aspect is insufficient to define Portuguese mural paintings from the 17th and 18th centuries. In dealing with Alentejo's mural paintings it is also necessary to review the typical categories in which art historians classify works of art. The traditional expressions gothic, renaissance, maneirism, baroque or late baroque are not always adequate to fully describe certain paintings. Even in regions where marble was so important to the local economy, mural painting prevailed, proving its popularity and capacity to adapt to any context.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Serrão, Vítor, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia