Autor(es):
Almeida, Paulo Jorge de Carvalho Correia de, 1969-
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3425
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Interacção entre pares; Ensino das ciências; Apropriação de conhecimentos; Desenvolvimento de competências
Descrição
Tese de mestrado em Educação (Didática das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2004 Vivemos tempos de mudança. Preparar os alunos para uma
cidadania activa constitui um dos principais contributos do sistema
educativo numa sociedade de conhecimento, caracterizada pelos
avanços da Ciência e Tecnologia. Os alunos devem ter acesso a uma
educação que fomente o desenvolvimento de competências sociais,
cognitivas e afectivas, bem como a uma literacia científica que lhes
permita serem cidadãos mais autónomos, críticos e responsáveis.
O quadro de referência teórico baseia-se no socioconstrutivismo,
dando especial relevo ao papel do trabalho colaborativo na apropriação
de conhecimentos científicos e mobilização/desenvolvimento de
competências. A natureza das tarefas e o contrato didáctico constituem
elementos essenciais a estudar.
Este estudo inclui-se no projecto Interacção e Conhecimento, no
nível de investigação-acção, procurando responder a um problema
surgido nas práticas docentes quotidianas: a necessidade de promoção
da qualidade do ensino e da literacia científica. Assim, tem um
nítido carácter de intervenção. Decorreu numa escola secundária a
Norte da Grande Lisboa, numa turma do 10º ano de escolaridade, na
disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Os instrumentos de recolha
de dados foram a observação participante, um instrumento de avaliação
de competências, questionários, transcrições de gravações áudio
ocorridas na Unidade de Ensino relativa à Origem da Vida, protocolos
dos alunos, documentos vários e entrevistas. Os alunos trabalharam
colaborativamente durante todo o ano lectivo.
A análise dos dados ilumina o contributo das interacções entre
pares para o progresso sócio-cognitivo e afectivo dos alunos, o desenvolvimento
de competências, a apropriação de conhecimentos científicos
e o sucesso académico em Ciências da Terra e da Vida. Alguns
episódios interactivos analisados ilustram o papel do trabalho colaborativo nas diversas categorias indutivas que resultaram da análise dos
dados, bem como o contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional
do professor/investigador. We are living times of quick changes. Preparing the students for
an active citizenship is one of the main contributions of the
Educational System to a society of knowledge, shaped by the
development of Science and Technology. Students must have access to
a quality education which can promote the development of social,
cognitive and affective competencies as well as a scientific literacy that
will allow them to build up an autonomous, critical and responsible
citizenship.
The theoretical framework is based on the socio-constructivist
paradigm, giving special relevance to the collaborative work in the
appropriation of scientific knowledge and in the
mobilization/development of several competencies. The nature of the
tasks and the didactic contract are essential elements to be studied.
This work is included in Interaction and Knowledge project, at
an action-research level, trying to find answers to a problem that
emerged from the daily teacher’s practice: the need to promote a
quality education and the scientific literacy. Thus, it has a clear
intervention nature. The project was developed in a secondary school
situated in the Northern region of Lisbon, and included all students
from a 10th grade class, during the classes of a subject called Earth
and Life Sciences. The instruments for data collection were the
participant observation, competencies evaluation tasks, audio
transcriptions from records made during the Origin of Life teaching
unit, the students’ protocols, varied documents and students’
interviews. The students worked in a collaborative way during the
whole school year.
Data analysis illuminate the positive contribution of peer
interaction to students’ socio-cognitive and affective progress, to the
development of several skills, to the appropriation of scientific
knowledge, and to their academic achievement in the subject Earth and Life Sciences. The analysis of some interactive episodes illustrate
the important role of collaborative work in several inductive categories
which came out of the data analysis, and to the personal and
professional development of the teacher/researcher.