Autor(es):
Santos, Joel Fernando da Palma Dias, 1979-
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3381
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação; Teses de mestrado - 2008
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008 Em Portugal assiste-se a uma crescente diversidade de alunos que frequentam as
escolas de ensino regular. O Ministério da Educação aponta o ano de 2013 como data
limite para a inclusão de todos os alunos caracterizados como apresentando
necessidades educativas especiais. A promoção de práticas mais inclusivas é
fundamental para a construção de cenários educativos que procuram acolher a diferença
como uma riqueza que é património de todos (César, 2003). Estudar as mudanças que a
formação de agentes educativos provoca nos seus sentimentos, atitudes e preocupações
é, por isso, relevante (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin,
Loreman, & Earle, 2006; Rodrigues, 2007). Este trabalho faz parte do projecto
Educação Inclusiva e Processos de Formação, que se insere num projecto internacional
mais amplo, sobre educação inclusiva. O principal objectivo consiste em estudar que
Sentimentos, Atitudes e Preocupações apresentam os agentes educacionais, antes e após
uma formação (graduada ou pós-graduada), relativamente à educação inclusiva.
Assumimos uma abordagem interpretativa, tendo realizado um long panel survey
(Cohen & Morrison, 2001). A sub-amostra deste estudo inclui professores e outros
agentes educativos (n=81), em formação inicial ou pós-graduada, em instituições de
ensino superior, da região da Grande Lisboa, frequentando cursos e unidades
curriculares que abordam conteúdos relacionados com a educação inclusiva. Como
instrumentos de recolha de dados utilizou-se a escala SACIE – Sentiments, Attitudes &
Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, (2006),
aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades curriculares
seleccionadas. Os resultados revelam um leve aumento do número de sujeitos que
indica apresentar sentimentos de conforto e atitudes mais inclusivas face aos alunos
caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais e problemáticas
relacionadas com a educação inclusiva, quando se confrontam os dois momentos da
aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de preocupações face à educação
inclusiva. Contudo, observamos que entre a primeira e a segunda aplicação diminui, na
maioria das questões, o número dos que indicam estar preocupados, face à inclusão de
alunos em condição de NEE. Os resultados sugerem também relações entre os dados
demográficos e os sentimentos, atitudes e preocupações face aos alunos em condição de
NEE. In Portugal we are observing a growing diversity of students that attend regular
schools. The Ministry of Education indicates the year 2013 as the limit date for the
inclusion of all students characterized as presenting special education needs (SEN).
Promoting more inclusive practices is fundamental for the construction of educational
settings that welcome difference as a valuable resource for all (César, 2003). Studying
changes induced by professional education on the sentiments, attitudes and concerns of
the educational agents is, therefore, relevant (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007;
Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006; Rodrigues, 2007). This work is part of the
project Educação Inclusiva e Processos de Formação, which is in turn part of a larger
international project about inclusive education. The main objective of this investigation
is the study of sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents,
before and after attending graduate or post graduate professional education regarding
inclusive education. We assume an interpretive paradigm and a methodological
approach carried out through a long panel survey (Cohen & Morrison, 2001). The subsample
of this study includes teachers and other educational agents (n=81) in the
Greater Lisbon area, attending higher education professional courses covering contents
related to inclusive education. To collect data we used the scale SACIE – Sentiments,
Attitudes & Concerns about Inclusive Education, by Loreman, Earle, Sharma, & Forlin,
(2006), applied in two moments: At the beginning and at the end of the selected
curriculum units. When these two moments are confronted, the results reveal a slight
increase of the number of subjects that indicate comfort sentiments and more inclusive
attitudes towards students characterized as presenting SEN. The results also reveal a
high level of concern towards inclusive education. Still, between the first and second
applications, we observe a decrease of the number of educational agents that indicates
being concerned towards the inclusion of students in SEN conditions. The results also
suggest some relations between demographic data and the sentiments, attitudes and
concerns towards students in SEN condition.