Detalhes do Documento

A integração das plataformas LMS na actividade docente no ensino superior : des...

Autor(es): Pacheco, Ana Lúcia Ramalho, 1987- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3197

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Tecnologias Educativas; Actividade docente; Ensino superior - Portugal; E-learning; Relatórios de estágio de mestrado - 2010


Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas, foi desenvolvido um relatório do estágio curricular realizado no Centro de Competências CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O Relatório de estágio visa descrever um processo de aprendizagem construído através da elaboração e construção de materiais de apoio à actividade docente no ensino superior na Universidade, no que diz respeito à integração das plataformas LMS, em especial do Moodle. No essencial, o trabalho foi desenvolvido em torno da interpretação e análise de artigos, relatórios e documentos orientadores relativos ao e-Learning no ensino superior, com especial atenção para a identificação das várias estratégias das instituições de ensino superior, tanto nacionais como internacionais, na adopção da prática de ensino a distância recorrendo a plataformas LMS. O estudo desses documentos foi orientado tendo por base o pré-projecto Moodle_FCUL, que tinha como objectivos o desenvolvimento de competências de nível técnico e pedagógico na utilização de plataformas na docência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o estabelecimento de uma prática de utilização de plataformas virtuais de gestão de aprendizagem nas unidades disciplinares na FCUL e o desenvolvimento de uma dimensão significativa, crescente e sustentada de ofertas formativas em modalidade e-Learning na FCUL, no primeiro e segundo ciclo de ensino. Ao fazer o balanço do estágio posso afirmar que os resultados foram positivos. Apesar de ainda existir pouca procura por parte dos docentes e investigadores pela plataforma Moodle e pelo ensino a distância, foi com sucesso que se verificou a sua presença nas sessões de divulgação e nos workshops de formação na plataforma Moodle realizados na Faculdade de Ciências e no Instituto de Educação. Além disso, foi possível verificar a evolução positiva do interesse por parte das várias unidades orgânicas espalhadas pela UL pelo ensino online. Considero que o estágio me permitiu crescer como profissional, pois possibilitou-me enfrentar desafios inesperados dos quais resultaram variadas aprendizagens. Under the Master of Educational Sciences, specialization in Educational Technologies, an internship report was developed taking into account the internship held in Centro de Competências CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. The goal of this report is to describe the elaborate stage learning process developed through design and construction of materials to support teaching activities in higher education at the Universidade, regarding the integration of LMS platforms, in particular Moodle. The work was developed around the interpretation and analysis of articles, reports and policy documents relating to e-learning in higher education, with particular attention to identifying the various strategies of higher education institutions, both national and international, on the adoption of the practice of distance learning using LMS platforms. The study was conducted based on the pre-project Moodle_FCUL, which had as its objectives: the skills development of technical and pedagogical use of platforms in the teaching in the Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, establishing a practice use of virtual platforms in learning management in FCUL and the significant development of disciplined units, sustained in the practice of e-Learning in FCUL. In the end of my internship I can say that the results were positive. While there is little demand from teachers and researchers about Moodle platform and by distance learning, their presence in trial sessions and training workshops conducted at the Faculdade de Ciências and Instituto de Educação was successful. Furthermore, we observed a positive evolution of interest from various units scattered by UL for online teaching. I believe that the internship allowed me to grow has a professional; it allowed me to face unexpected challenges that made me gain more experience and knowledge.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Fernando Albuquerque
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia