Detalhes do Documento

A componente de apoio à família nos jardins-de-infância do concelho de Sintra

Autor(es): Conceição, Daniela Luzio da, 1987- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3180

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Apoio às famílias; Supervisão pedagógica; Educação pré-escolar; Animação socio-educativa; Relatórios de estágio de mestrado - 2010


Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente Relatório de Estágio de Natureza Profissional é focalizado na Componente de Apoio à Família no Ensino Pré-escolar, tem como principal característica o facto de ter proporcionado a oportunidade de estar presente na gestão da mesma (CAF), complementando a minha formação com uma vertente prática. O projecto de estágio teve ainda uma componente investigativa, pois pretendia também que fossem aprofundados procedimentos científicos (identificação de problemas, contextualização dos mesmos, procura de teorias e estudos que pudessem contribuir para o alargamento do nosso quadro teórico para a resolução dos problemas identificados. A Componente de Apoio à Família é uma resposta que é assegurada pela Câmara Municipal de Sintra nos Jardins-de-infância do Concelho com as condições mínimas para a sua assegurar. Os Educadores de Infância são responsáveis por fazer a supervisão pedagógica desta componente para que se consiga dar uma resposta com qualidade. Neste trabalho tratamos de dar a conhecer esta realidade através de uma investigação realizada no âmbito do estágio, seguindo uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o modo como é feita a supervisão pedagógica pelos educadores, tendo como ponto de vista o de quem faz a supervisão e o de quem é supervisionado. Verificamos que essa supervisão é feita mas nem sempre em todas as suas vertentes. The present document is a report of a trainee project; it is focused on the “support to the family pre-school component”. One of its main characteristic is the fact that it gave me the opportunity to complement my education with a practical component, as I was able to participate and observe how the management of this “” works. This trainee project also had an investigative purpose, as it was intended that the trainees acquired scientific procedures (problem identification, research of theories and studies that could bring more information about this thematic, and could help find solutions for the identified problems). “Support to the family pre-school component” is an answer that is provided by the Municipality of Sintra in the pre-schools of the county with the minimum requirements for your ensure. The Kindergarten teachers are responsible for making the pedagogical supervision of this component to able to respond with quality. In this work we try to get to know this reality through an investigation carried out under the trainee, following a qualitative research and case study using data collection techniques that allow to know how it is done by educators to educational supervision, with the point of view of who does the supervision and who is supervised. We note that supervision is provided but not always in all its aspects.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinhal, João, 1948-
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