Author(s):
Jubilot, Edite Maria Barbosa, 1956-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3143
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de professores; Liderança escolar; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de mestrado - 2010
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente trabalho de investigação situou-se no contexto do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais do Ensino Secundário às escolas secundárias da rede pública. O cargo de Director de Curso é fundamental para o funcionamento adequado destes cursos e para a consecução dos seus objectivos. Sendo preconizado como um cargo de gestão pedagógica intermédia, abrange uma multiplicidade de funções e interlocutores, dentro e fora do contexto escolar, podendo constituir um desafio para os docentes que o exercem. Procurámos, por isso, conhecer as representações de um grupo restrito de Directores de Curso acerca do trabalho que executam, tentando apurar, a partir das suas percepções, factores inibidores ou potenciadores da sua acção, bem como as suas motivações, interesses e necessidades de desenvolvimento profissional.
Conduzimos um estudo de tipo exploratório e descritivo, seguindo uma abordagem qualitativa, com recurso a um inquérito por meio de entrevista, aplicado a oito Directores de Curso pertencentes quatro escolas de um concelho situado no distrito de Setúbal. Os resultados obtidos evidenciaram percepções diferenciadas quanto à natureza das funções e dos papéis desempenhados, tendendo, porém, a acentuar a vertente da mediação escola-empresas, em detrimento da condução da equipa pedagógica e da supervisão formativa do seu trabalho. A inferência de dificuldades relacionadas com a falta de dinâmica de algumas escolas ou dos próprios na organização da mudança aponta para a limitação de alguns desempenhos, susceptível de interferir negativamente na qualidade da formação proporcionada. A existência simultânea de outras visões mais abrangentes do cargo sugere o cruzamento de variáveis pessoais e contextuais na determinação da actuação dos Directores de Curso. Todos os entrevistados consideraram ser necessária a realização de uma formação específica para o exercício do seu cargo, tendo a generalidade dos mesmos manifestado interesse e vontade de desenvolvimento profissional no domínio das respectivas funções. Foram apurados desejos e necessidades de formação direccionados para o desenvolvimento de um trabalho mais consistente e valorizador do seu papel de gestores pedagógicos intermédios.
Dada a natureza exploratória deste estudo, requerem-se investigações posteriores que permitam aprofundar o seu âmbito. This study was set in the context of the recent extension of vocational courses, at the
upper-secondary level of education, to the public network of secondary schools. The post of
Course Director is essential for the proper functioning of these courses and the achievement of
their aims. Being a pedagogical middle management position, this post encompasses a wide
range of functions and intervenients within and beyond the school context, which may be
considered a challenge for the teachers who occupy it. Therefore we sought to understand what a
restricted group of Course Directors thought about their work and attempted to ascertain from
their perceptions the factors which inhibit or enhance their action, as well as their professional
development interests, motivation and needs.
We carried out an exploratory and descriptive study, using a qualitative approach, by
means of semi-directive interview survey. We interviewed eight Course Directors belonging to
four schools in a municipality located in the district of Setúbal. Findings revealed different
perceptions about the nature of their functions and roles, tending, however, to stress the
mediation role between schools and industry/business, to the detriment of teamwork
coordination and formative supervision. The inference of some difficulties related to a lack of
drive on the part of some schools and Course Directors to organise change points to existence of
some limited performances, which are likely to have a negative impact on students‟ education
and training. The coexistence of such limited performances with comprehensive ones suggests a
cross between personal and context variables in determining the way Course Directors develop
their work. All interviewees considered that this post requires specific training and most of them
expressed interest and willingness to continue their professional development in the field of their
functions as Course Directors. Training needs and wants were determined, which are targeted at
developing a more consistent performance and enhancing the pedagogical role of this middle
management position.
Given the exploratory nature of this investigation, further studies are required to broaden
its scope.