Detalhes do Documento

Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nív...

Autor(es): Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3142

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Avaliação sumativa; Avaliação formativa; Portefólios; Avaliação das aprendizagens; Relatórios de estágio de mestrado - 2010


Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 A avaliação das aprendizagens continua a ser um tema muito actual e é ainda alvo de inúmeros estudos. Este relatório descreve o estágio curricular, realizado na Agência Nacional para a Qualificação I.P, em que foi desenvolvido um estudo sobre a avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário. O objectivo principal era conhecer e compreender as práticas de avaliação das aprendizagens nos referidos cursos. Para isso, criaram-se e aplicaram-se três questionários, um a cada grupo de stakeholders envolvidos no estudo (Mediadores, Formadores e Formandos). As respostas obtidas indicam que as concepções dos profissionais de formação já estão mais orientadas para o processo que para os resultados de aprendizagem. No entanto, as práticas de avaliação ainda estão muito associadas ao ensino “tradicional”. Isto é, à procura da quantificação e da objectividade no pressuposto de que a avaliação é uma ciência exacta. The learning evaluation remains a very typical issue and is still the subject of numerous studies. This report describes a study of learning and training evaluation in a secondary level. The main objective was to know and understand the practices of learning evaluation in those courses. For this, were created and applied three questionnaires, one for each group of stakeholders (Mediators, Trainers and Trainees). The answers indicate that the professional training conception of evaluation have become more oriented to the process that to the results. However, assessment practices are still associated to the “traditional” teaching.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, Domingos, 1953-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia