Autor(es):
Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3138
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Avaliação de projectos; Projecto educativo de escola; Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 No âmbito do 2ºano do 2ºCiclo, na área de especialização em Avaliação em Educação e com o objectivo de realizar um estágio de natureza profissional, fui integrada no departamento de Avaliação de Desempenho de uma instituição no âmbito da educação e da formação, que integra um conjunto de escolas no país.
As tarefas que desempenhei no decorrer do estágio visaram, essencialmente, a Avaliação de nove Projectos Educativos de Escola do ano de 2010 e a comparação desta avaliação com a Avaliação dos Projectos Educativos de Escola realizada em 2005. Este relatório debruça-se sobre esta Avaliação e a respectiva análise comparativa com a Avaliação de 2005.
Para a avaliação dos projectos recorri à realização de sínteses avaliativas e de análises comparativas entre a Avaliação realizada em 2005 e a Avaliação realizada em 2010, nomeadamente, em relação a cada uma das nove escolas envolvidas na avaliação, e em relação a cada uma das quatro categorias de análise (“Princípios”, “Valores”, “Metas” e “Estratégias”).
Os resultados da Avaliação de 2010 revelaram que, de um modo geral, houve uma melhoria significativa, em todas as categorias de análise, nos Projecto Educativos de Escola, em relação à Avaliação elaborada em 2005. Contudo, ainda existem fragilidades ao nível do conteúdo que deverão ser superadas, para que os Projectos Educativos de Escola possam orientar a vida pedagógica das escolas. In the scope of the second year of the second cycle in the specialization area of Evaluation in Education, and with the goal of accomplishing a probation period of professional nature, I was placed in the Department of Performance Evaluation of an institution in education and training, which integrates a number of schools in the country. My main task during this internship aimed primarily at the Evaluation of nine school educational projects and making comparisons with this evaluation of 2010, with the Evaluation of Educational School Projects in 2005. This report focuses on this year evaluation and its comparison with the 2005 assessment. For the projects evaluation I conducted through summaries of evaluative and comparative analysis of the study performed in 2005 and the study performed in 2010, particularly in relation between each of the nine schools involved in the evaluation, and for each of the four categories analysis ("Principles”, “Values”, “Goals” and “Strategies”). The results of evaluation for 2010 revealed that, in general, there was a significant improvement in all categories of analysis, the school education project, in relation to the assessment prepared in 2005. However, there are still weaknesses in terms of content that should have been overcome, so that School Educational Projects could guide their pedagogical life.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Fernandes, Domingos, 1953-