Autor(es):
Santos, Sofia Margarida Mourão dos, 1984-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3135
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Avaliação em educação; Avaliação de programas; Enriquecimento curricular; Supervisão pedagógica; Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Uma das tarefas que mais realizamos no nosso dia-a-dia é avaliar, nos seus mais variados sentidos. Seja de acordo com as necessidades, possibilidades e desejos, fazemos escolhas ou tomamos decisões, caracterizando o que denominamos de uma avaliação informal. Esta é a avaliação que fazemos, quase que automaticamente, mas existe outro tipo de avaliação - avaliação formal ou sistemática - que é regulamentada por outros dados. Ela exige objectivos e critérios bem definidos e está direccionada para um processo ou um resultado de uma situação, actividade ou um dado específico. Esta é a avaliação que permite avaliar a qualidade e os resultados de um programa.
O trabalho apresentado é um relatório de estágio desenvolvido na Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e encaminhou-se, fundamentalmente, no propósito de fazer uma avaliação ao programa das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A natureza do problema e as finalidades deste estudo de avaliação decorreram do facto de ser imprescindível conhecer a realidade do exercício de supervisão, feito pelos professores titulares de turma, e de compreender a forma de articulação pedagógica entre os professores do programa das AEC. O estudo incidiu, essencialmente, na análise e discussão dos resultados dos questionários das visitas de acompanhamento, do ano lectivo de 2008/2009, e dos relatórios da Comissão de Acompanhamento do Programa (CAP), dos dois anos lectivos anteriores. Neste trabalho são apresentados e discutidos os resultados do estudo de avaliação, sendo realizadas recomendações para a melhoria do programa. One of the tasks that we perform in our everyday lives is to evaluate, in its most varied senses. According to the needs, possibilities and desires, we make choices or take decisions, featuring what we call an informal assessment. This is the assessment that we do, almost automatically, but there is another type of assessment – formal or systematic evaluation - what is regulated by other data. It requires well-defined objectives and criteria and is targeted for a process or a result of a situation, activity or a particular piece. This is the assessment which allows you to evaluate the quality and results of a program.
The work presented is an internship report developed in the ”Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular” and forwarded the purpose of making an assessment to the program Curriculum Enrichment Activities. The nature of the problem and the purposes of this evaluation study proceeded from the fact that it’s indispensable to know the reality of exercise of supervisory, done by teachers who hold class, and understand the pedagogical way of articulation between the teachers of the Curriculum Enrichment Activities. The study focused primarily on analysis and discussion of the results of the questionnaires of monitoring visits, of the academic year 2008/2009, and the reports from the Commission Accompanying Program of two academic years earlier. In this work are presented and discussed the results of the evaluation study, being made recommendations for improving the program.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Fernandes, Domingos, 1953-