Autor(es):
Lagarto, Mariana de Jesus Serrano, 1960-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3063
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Avaliação em educação; Avaliação formativa; Exames escolares; Teses de mestrado - 2009
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 Foi objecto desta investigação compreender como a prática da avaliação formativa e como o tempo despendido em tarefas de aprendizagem, numa turma de História A de 12º ano, se reflectiu nos resultados dos exames nacionais dos alunos seleccionados para o estudo. Tendo sido a sala de aula da investigadora, enquanto professora, o local privilegiado de recolha de dados, convidaram-se três professoras, que assistirem às aulas e produziram um relatório individual sobre o desenrolar das experiências de aprendizagem e sobre o tipo de avaliação utilizada nas aulas. Estes relatórios contribuíram para enriquecer a descrição do ambiente de ensino/aprendizagem. A recolha de dados incidiu ainda sobre entrevistas aos alunos e sobre elementos de avaliação produzidos por estes (incluindo as provas de exame), que constituíram informações vitais para a percepção do desempenho de cada aluno ao longo do ano e no exame. O período do estudo foi recuado ao 10º ano (altura em que os alunos tendiam a não aceitar pacificamente a realização contínua de tarefas em aula) para se perceber como o sistema de classificação utilizado, propiciou a mudança dos hábitos de trabalho por traduzir o processo de avaliação formativa. Os resultados do estudo evidenciaram que o tempo despendido na exploração de fontes, a diversificação de estratégias, o feedback constante e a prática de auto-avaliação permitiram que, até os alunos mais fracos (apesar das dificuldades), fossem desenvolvendo práticas autónomas de pensamento histórico. Estes construíam um discurso próprio, mobilizando de forma consistente conteúdos e argumentos para justificar a análise das fontes e validar a sua resposta, que não estava subordinada à lógica de resposta-padrão. No entanto, esta forma de trabalho esbarrou, de alguma forma, com a ambiguidade de duas das questões de exame, com o
carácter restritivo dos critérios de correcção do exame e com a subjectividade dos professores correctores, que influenciaram os resultados obtidos por alguns destes alunos. The purpose of this research was to understand how the practise of formative
assessment and the time spent on learning tasks in a classroom of 12 th grade History A was
reflected in national exams’ results.
The chosen local for the necessary assembling data was the investigator’s/teacher
classroom. Three other teachers were invited to observe the lessons and produced reports about
the practice and assessment of learning experiences in the classroom. These reports were an
important contribution to enrich learning environment description.
For understanding each student’ perception of their own performance during the learning
process and in the exam, students were interviewed and it was also important to gather some of
their learning productions and their examination proofs. In order to understand how formative
assessment was reflected in the classification system and how it contributed to change the
students’ routines it was necessary to study their behaviour in 10 th grade, when they didn’t
accept peacefully the “time on task” method.
The evidences produced by this investigation shown that the “time on task” method used
with source analysis, strategies diversification, constant feedback and self-evaluation allowed
even the weakest students to develop their autonomy in the learning process and historical
thinking. They learnt how to build their own speech, using contents and arguments to justify their
own source analysis and to validate their answers.
To end this abstract the investigator should point out that the ambiguity of two exam
questions, the restrictive official correction and the subjectivity of the correctors influenced the
results obtained by some these in the national exam.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Fernandes, Domingos, 1953-