Author(s):
Freire, Eunice de Jesus Monteiro, 1987-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2979
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Tecnologias Educativas; E-books; TIC; Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este relatório emerge de um estágio curricular realizado na Editora Relógio D‟Água, uma das editoras mais prestigiadas em Portugal. O tema foi sugerido e negociado com o editor tendo como principal finalidade desenvolver um projecto de investigação sobre a introdução das novas tecnologias de informação e de comunicação no sector da edição, focando a publicação de e-books, a utilização de e-readers, a impressão a pedido e conhecer novas iniciativas que têm surgido nesta área derivadas da introdução destas novas tecnologias.
Desde modo, foi realizada uma revisão da literatura, com a intenção de perceber qual a melhor metodologia a utilizar de modo a alcançar a finalidade traçada.
No desenvolvimento do projecto de investigação foram realizadas entrevistas semi-directivas a várias pessoas integradas no sector da edição e comercialização do Livro. Como em qualquer trabalho de campo, surgiram alguns obstáculos e não foi possível realizar todas as entrevistas inicialmente previstas.
Assim, este é um relatório que visa dar a conhecer, de um modo geral, as mudanças provocadas pela introdução das novas tecnologias de informação e de comunicação neste sector e o modo como as editoras se estão a organizar para dar resposta a estas mudanças. This report emerges from a traineeship developed at the Relógio D‟Água Editores, one
of the most prestigious publishing houses in Portugal. The theme was suggested and
negotiated with the editor and the proposal is to develop a research on the introduction
of new information and communication technologies in the publishing sector, focusing
on publishing e-books, using e-readers, the print on demand and meeting new initiatives
that have emerged in this area arising from the introduction of these new technologies.
We carried out a literature review, with a view to understanding what the best
methodology to use would be in order to achieve the above mentioned aim.
During the development of the research several semi-structured interviews were
conducted with people in the area of book publishing and marketing. As with all
research, some obstacles emerged and it was not possible to perform all the originally
planned interviews.
There for, this report sets out to give a broad overview of the changes brought about by
the introduction of new information and communication technologies in this sector and
of how publishers are prepared themselves to respond to such changes.