Author(s):
Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2929
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Validação de competências; Línguas estrangeiras - Ensino; Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente trabalho é composto por três capítulos que têm como princípio unificador a percepção e
apropriação da área de educação de adultos, enquanto Profissional de RVC. No primeiro capítulo
procurei enumerar movimentos históricos e contributos de vários autores que, no meu entender,
estiveram na génese do sistema actual de reconhecimento de competências. No meu entender, o
seu advento surge inevitavelmente associado ao enfraquecimento do papel hegemónico do sistema
escolar, à integração e aceitação de outras modalidades de aprendizagem) e à convicção de que o
indivíduo é o principal sujeito nos seus processos de aprendizagem. O segundo é a minha “narrativa
autobiográfica” em que abordo momentos-chave da minha carreira profissional, através de
pensamento reflexivo e procuro responder à questão central: “Como me tornei o “passador” de
adultos que hoje sou?”. Passar por este processo de reflexão é de vital importância para os
profissionais que trabalham com adultos. Permitiu-me um melhor auto-conhecimento e situar
conceptualmente a minha forma de actuação. O terceiro capítulo é, a meu ver, a minha maior
contribuição na área de educação de adultos e daí a razão de ter optado por torná-lo o título deste
trabalho de projecto. Vem dar resposta a uma problemática vivenciada pelos CNO, a aferição das
competências em língua estrangeira dos adultos que frequentam o processo de RVCC de nível
secundário. Nesse sentido, proponho um modelo de operacionalização das referidas competências,
em termos das vertentes oral e escrita. Por último, sugiro um cenário alternativo para a LE: constituir
um núcleo gerador autónomo na área de Cultura, Língua e Comunicação. The following academic paper consists of three chapters that have as unifying principle my personal
judgment and conceptual vision resulting from my career in adult education area, as a “Profissional
de RVC”. In the first chapter I intended to enumerate historical movements and contributions from
several authors who, in my opinion, were in the genesis of the current skills recognition process. In
my opinion, this advent is inevitably associated with the weakening of the hegemonic role of school
as the only form of learning, integration and acceptance of other forms of learning and the belief
that the individual is the main subject in their learning processes. The second chapter, an
"autobiographical narrative" in which I discuss the key moments of my professional career, through
reflective thinking and trying to answer the question: "How I became the professional I am today?”.
Going through this process of reflection is crucial for professionals who work with adults. It allowed
me to achieve self-knowledge and categorize the way I professional act. The third chapter is, in my
opinion, my greatest contribution in the field of adult education and hence the reason it was chosen
to name this academic paper. It´s an answer to a problem experienced by the CNO, the evaluation of
foreign language skills of adults in the skills recognition process, secondary level. With this purpose, I
propose an evaluation model of these skills, in terms of oral and written components. Finally, I
suggest an alternative scenario for the foreign language: to became an independent core generator
in the “Culture, Language and Communication” area.