Detalhes do Documento

Alguns testemunhos literários de alguns acontecimentos históricos: Goodbye to a...

Autor(es): Batista, António Pedro Costa Moura cv logo 1

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2920

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Graves, Robert,1895-1985; Sartre, Jean-Paul,1905-1980; Pacheco, Fernando Assis,1937-1996; Literatura inglesa - séc.20; Literatura francesa - séc.20; Literatura portuguesa - séc. 20; Guerra na literatura; Análise do discurso narrativo; Teses de mestrado - 2003


Descrição
Tese de mestrado, Teoria da Literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2003 Esta tese tem como objectivo identificar e caracterizar alguns processos através dos quais, nalguns textos literários sobre a guerra, é reforçado o valor testemunhal. Esses processos envolvem questões de natureza genológica, discursiva e paratextual e traduzem-se na tentativa de um movimento de aproximação da Literatura à História. O estudo desse movimento far-se-á com base nas obras Goodbye to All That, de Robert Graves, Carnets de la drôle de guerre, de Jean-Paul Sartre e Catalabanza, Quilolo e volta, de Fernando Assis Pacheco. Abstract The aim of this dissertation is to identify and describe some processes by which, in some literary texts about war, the value of testimony is reinforced. These processes involve generic, discursive and paratext questions and act as an attempt of getting Literature closer to History. The study of this movement will be made through the analysis of Robert Graves’s Goodbye to All That, Jean-Paul Sartre’s Carnets de la drôle de guerre and Fernando Assis Pacheco’s Catalabanza, Quilolo e volta.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gusmão, Manuel,1945-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia