Document details

Orientação de alunos dos ensinos básico e secundário : uma avaliação do "kit da...

Author(s): Fidalgo, Cláudia Isabel Borralho, 1986- cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2912

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Avaliação em educação; Orientação vocacional; Avaliação de projectos; Relatórios de estágio de mestrado - 2010


Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este relatório de estágio representa um projecto de avaliação centrado num instrumento de orientação de Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, o Kit das Profissões. Aqui podemos perceber que o Kit das Profissões é composto pelo Guia de Profissões e pelo Manual de Exploração Vocacional. Surgem evidenciadas as potencialidades do Kit das Profissões ao mesmo tempo que também são reconhecidos os seus pontos fracos. Este relatório surge com o intuito de responder a algumas questões colocadas pela ANQ, I.P, após divulgação e implementação do Kit das Profissões. Questionaramse quanto à abrangência no que toca à divulgação e ao uso adequado do Kit das Profissões, referindo-se à implementação. Esta avaliação foi acompanhada de muitos medos e angústias, mas a vontade de procura de respostas foi sempre maior. Centra-se assim, na ANQ, I.P como entidade “construtora” do instrumento e na Escola, entidade que “usa” o Kit das Profissões, foi neste meio que se procuraram respostas. Mas ficam no ar sugestões de investigação que nos levam para outra dimensão, os Alunos. This traineeship report represents the evaluation of a project focused on a guidance tool for Primary and Secondary students, the Professions Kit. Here we can see that the Kit is composed by Professions Guide and by the Vocational Exploration Manual. Here are showed the potential but also are recognized the weaknesses of the Professions Kit. This report emerges in order to answer some questions placed by ANQ,I.P.’s, after their publication. They question themselves about the coverage in divulgation and the proper use of the Professions Kit. This evaluation was followed with fear and anxieties, but the will for finding answers was even bigger. Therefore ANQ,I.P can be seen as the instrument “builder”, and in Schools, as the entity that “uses” the Professions Kit, it was in this environments that the answers were searched. But stays in standby investigations suggestions that brings us to a completely different dimension, the Students.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Domingos, 1953-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU