Author(s):
Fidalgo, Cláudia Isabel Borralho, 1986-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2912
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação em educação; Orientação vocacional; Avaliação de projectos; Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este relatório de estágio representa um projecto de avaliação centrado num
instrumento de orientação de Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, o Kit das
Profissões. Aqui podemos perceber que o Kit das Profissões é composto pelo Guia de
Profissões e pelo Manual de Exploração Vocacional.
Surgem evidenciadas as potencialidades do Kit das Profissões ao mesmo tempo
que também são reconhecidos os seus pontos fracos.
Este relatório surge com o intuito de responder a algumas questões colocadas
pela ANQ, I.P, após divulgação e implementação do Kit das Profissões. Questionaramse
quanto à abrangência no que toca à divulgação e ao uso adequado do Kit das
Profissões, referindo-se à implementação.
Esta avaliação foi acompanhada de muitos medos e angústias, mas a vontade de
procura de respostas foi sempre maior. Centra-se assim, na ANQ, I.P como entidade
“construtora” do instrumento e na Escola, entidade que “usa” o Kit das Profissões, foi
neste meio que se procuraram respostas. Mas ficam no ar sugestões de investigação que
nos levam para outra dimensão, os Alunos. This traineeship report represents the evaluation of a project focused on a
guidance tool for Primary and Secondary students, the Professions Kit. Here we can
see that the Kit is composed by Professions Guide and by the Vocational Exploration
Manual.
Here are showed the potential but also are recognized the weaknesses of the
Professions Kit.
This report emerges in order to answer some questions placed by ANQ,I.P.’s,
after their publication. They question themselves about the coverage in divulgation and
the proper use of the Professions Kit.
This evaluation was followed with fear and anxieties, but the will for finding
answers was even bigger. Therefore ANQ,I.P can be seen as the instrument “builder”,
and in Schools, as the entity that “uses” the Professions Kit, it was in this environments
that the answers were searched. But stays in standby investigations suggestions that
brings us to a completely different dimension, the Students.