Detalhes do Documento

O desenho em viagem : album, caderno ou diário gráfico, o album de Domingos Ant...

Autor(es): San Payo, Manuel, 1958- cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2732

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Sequeira, Domingos António de, 1768-1837; Leonardo, da Vinci, 1452-1519; Dürer, Albrecht, 1471-1528; Desenho; Cadernos de viagem; Diários gráficos; Teses de doutoramento - 2011


Descrição
Partindo dos casos paradigmáticos de Leonardo da Vinci, com a sua extensa produção de códices manuscritos e de Albrecht Dürer, com o seu pequeno álbum de viagem aos Países Baixos, pretendemos sublinhar a coincidência da utilização do álbum ou caderno de desenhos na emergência do autor ou indivíduo como artista e como estes se revelam um suporte de excelência, reflectindo uma atitude directamente relacionada com o processo artístico em que o artista se projecta numa auto-referencialidade que antecede a obra através do desenho. O álbum de artista quer-se, no limite, uma presença constante tornando-se assim um suporte cúmplice e confidente do processo artístico quotidiano. Será nesse caso a base ideal para o registo da auto-reflexão e da auto-representação. O álbum acompanha o artista nas suas deambulações e nas suas viagens reflectindo as suas vivências e adquirindo um carácter auto-biográfico. Entendemos aqui a vida do artista, mesmo que apenas em fragmentos, como uma ou suas várias viagens metafóricas de indagação e curiosidade artística. A escolha do álbum de desenhos de Domingos António de Sequeira pretende confirmar a ideia de auto-referencialidade que regressa no caso de um dos mais importantes e polémicos artistas desenhadores na passagem do século XVIII para o século XIX e que já podemos encontrar no álbum de desenhos das Antigualhas de Francisco de Holanda. Reflectindo vários períodos da sua vida como artista, o álbum de desenhos de Sequeira reúne num único exemplar e apesar das várias interrupções e lacunas cronológicas, aquilo a que hoje consideramos um ―diário gráfico‖. A parte prática desta dissertação apresenta-se de novo e de forma circular, no formato de um ―diário gráfico‖ resultando de desenhos e apontamentos recolhidos de diversos cadernos produzidos em paralelo com a investigação. Beginning with the paradigmatic cases of Leonardo da Vinci, with his large production of manuscripts and Albrecht Dürer with his little sketchbook from his voyage to the Netherlands, we want to stress the coincidence in the usage of those sketchbooks with emergence of the author or the individual as an artist and these implements show themselves as supports of great value. They reflect an attitude that relates directly to the artistic process and show how the artist projects himself by means of a self-reference that precedes the work of art itself through drawing. The artist‘s sketchbook is supposed to be, in the end, a constant presence, becoming thus an accomplice and a confident of the daily artistic process. I t becomes, in this case, the ideal support for the registering of a self-reflection and a self-representation. The album accompanies the artist in his travels and wanderings, reflecting his living and acquiring an autobiographical character. We acknowledge here the life of the artist, even only from some fragments, as one or several metaphorical travels of study or artistic curiosity. By choosing Domingos António de Sequeira‘s sketchbook we want to confirm this idea of self-reference, apparent in one of the most important and polemical drawing masters in the transition of the XVIIIth to the XIXth century. We can already find this same idea in Francisco de Holanda‘s sketchbook of his Antigualhas. Reflecting various periods of his life as an artist, Sequeira´s sketchbook summons in itself, even overlooking some lapses of time, that what we would consider today as a ―graphic diary‖. The practical part of our work presents itself, again in a circular way, in the format of a ―graphic diary‖ or sketchbook. It is the result of drawings and sketches taken from several sketchbooks that were made in parallel to this study.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Saraiva, Pedro, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia