Autor(es):
Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2688
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Abandono dos estudos; Adultos pouco escolarizados - Portugal; Teses de mestrado - 2010
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 A inovação dos modelos de aprendizagem, a concepção de novas formas de dinamização e a
implementação de projectos que se aproximem à realidade existente quer no mercado de
trabalho quer na própria vida é essencial que seja traduzida nos cursos de formação de jovens e
adultos, para que estes estejam cada vez mais adaptados e próximos do mundo em evolução. De
forma a conseguir esta aproximação da realidade e um funcionamento eficaz dos projectos de
formação no domínio da aprendizagem ao longo da vida, dirigidos a populações adultas, é
essencial fazer uso de recursos, competências e metodologias de exploração que os une e integra
na vida actual.
A identificação, avaliação e reconhecimento das várias áreas de oportunidades, em termos de
elegibilidade de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, indicam a proximidade e realidade
que este projecto pretende dar aos jovens e adultos. A validação dessas mesmas aquisições
resultantes de aprendizagens experienciais, não formais e informais são o que valoriza e leva os
jovens e adultos a terem uma educação baseada não só na teoria, que por si só constitui uma
ferramenta importante, mas também na parte activa e viva do seu conhecimento que, aliados,
dão a conjuntura perfeita para uma educação mais coerente e próxima da realidade.
Neste trabalho, analisam-se as razões da desistência nos cursos EFA pós-laboral e apresentam-se
algumas estratégias para a combater. The innovation of learning models and the creation of new ways of implementing the projects
which are closer to the reality that exists in the labour market as well as in life itself is essential to
be translated in training courses for young people and adults, so that they are increasingly
adapted and closer to the evolving world. In order to achieve this approximation of reality and an
efficient operation of training projects in the field of lifelong learning, aimed at adult populations,
it is essential to make use of resources, skills and methodologies that unites and integrates them
in modern life.
The identification, assessment and recognition of the various areas of opportunities, in terms of
lifelong acquired knowledge eligibility, indicate the proximity and reality that this project wants to
give to young people and adults. The validation of those acquisitions resulting from experiential,
non-formal and informal learning are what values and takes young people and adults to have an
education based not only in theory, that by itself is an important tool, but also on active and lively
part of their knowledge that, allied, give the perfect environment for a more coherent and close
to reality education.
In this work, the reasons for withdrawal in Vocational Education and Training (VET) part-time
courses are examined and some strategies for combating it are presented.