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Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral

Autor(es): Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2688

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Abandono dos estudos; Adultos pouco escolarizados - Portugal; Teses de mestrado - 2010


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 A inovação dos modelos de aprendizagem, a concepção de novas formas de dinamização e a implementação de projectos que se aproximem à realidade existente quer no mercado de trabalho quer na própria vida é essencial que seja traduzida nos cursos de formação de jovens e adultos, para que estes estejam cada vez mais adaptados e próximos do mundo em evolução. De forma a conseguir esta aproximação da realidade e um funcionamento eficaz dos projectos de formação no domínio da aprendizagem ao longo da vida, dirigidos a populações adultas, é essencial fazer uso de recursos, competências e metodologias de exploração que os une e integra na vida actual. A identificação, avaliação e reconhecimento das várias áreas de oportunidades, em termos de elegibilidade de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, indicam a proximidade e realidade que este projecto pretende dar aos jovens e adultos. A validação dessas mesmas aquisições resultantes de aprendizagens experienciais, não formais e informais são o que valoriza e leva os jovens e adultos a terem uma educação baseada não só na teoria, que por si só constitui uma ferramenta importante, mas também na parte activa e viva do seu conhecimento que, aliados, dão a conjuntura perfeita para uma educação mais coerente e próxima da realidade. Neste trabalho, analisam-se as razões da desistência nos cursos EFA pós-laboral e apresentam-se algumas estratégias para a combater. The innovation of learning models and the creation of new ways of implementing the projects which are closer to the reality that exists in the labour market as well as in life itself is essential to be translated in training courses for young people and adults, so that they are increasingly adapted and closer to the evolving world. In order to achieve this approximation of reality and an efficient operation of training projects in the field of lifelong learning, aimed at adult populations, it is essential to make use of resources, skills and methodologies that unites and integrates them in modern life. The identification, assessment and recognition of the various areas of opportunities, in terms of lifelong acquired knowledge eligibility, indicate the proximity and reality that this project wants to give to young people and adults. The validation of those acquisitions resulting from experiential, non-formal and informal learning are what values and takes young people and adults to have an education based not only in theory, that by itself is an important tool, but also on active and lively part of their knowledge that, allied, give the perfect environment for a more coherent and close to reality education. In this work, the reasons for withdrawal in Vocational Education and Training (VET) part-time courses are examined and some strategies for combating it are presented.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Natália, 1958-
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