Author(s):
Malheiro, Pedro Pinto Ribeiro de Abreu e Lima Pereira, 1969-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2684
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Escultura egípcia - Antiguidade; Arte egípcia - Antiguidade; Egipto - História - Antiguidade; Teses de doutoramento - 2011
Description
Tese de doutoramento, História (História e Cultura Pré-Clássica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 A presente tese constitui o resultado de mais de quatro anos de investigação
sobre a escultura egípcia do Império Antigo. Ao longo desta época (III-VI dinastias),
que durou aproximadamente meio milénio, a par do desenvolvimento e consolidação da
realeza, do «Estado», da administração, da economia, da ideologia oficial, da religião e
da cultura no país do Nilo, a arte, nas suas diversas modalidades – a arquitectura, com
as suas pirâmides, templos funerários e solares e túmulos de dignitários e cortesãos da
elite dirigente, e as estátuas, estelas e relevos parietais – também floresceu com
extraordinário requinte e qualidade formal, nela se fixando já os típicos cânones
plásticos que perdurariam até ao final da civilização faraónica. Nesta dissertação, levouse
a cabo um esforço quase ingente de análise e de interpretação, a nível estilístico,
iconográfico e iconológico, de centenas de obras de estatuária e relevos, tanto régios
como privados. Rastrearam-se as várias etapas evolutivas observáveis nessas peças, bem
como o papel e a função que as mesmas assumiram no seu devido contexto
arquitectónico e mortuário. A pesquisa efectuou-se com base em abundante bibliografia,
na reunião de dados identificativos concernentes a espécimes actualmente dispersos por
diversos espólios museológicos do mundo inteiro e nas descobertas arqueológicas e
teorias que surgiram desde a década de 80 do século passado até hoje. Que esta
abordagem possa contribuir para derramar renovada luz sobre o fenómeno escultórico
do antigo Egipto, na sua primeira etapa de grande esplendor civilizacional. The present thesis constitutes the result of more than four years of research
concerning the Egyptian sculpture produced during the Old Kingdom. Throughout this
epoch (Dynasties III-VI), besides the development and consolidation of the kingship,
the «state», the administration, the economy, the religion and culture in the country of
the Nile, the art, in its various manifestations – architecture, with the pyramids, funerary
and solar temples and tombs belonging to high-officials of the ruling elite, statues,
stelae and wall reliefs – equally flourished with the utmost refinement and formal
quality, already announcing the typical figurative canonical characteristics that would
last until the very end of the pharaonic civilization. In this dissertation, a hard and
exhaustive effort has been made in terms of stylistic and iconographic analysis and
iconological interpretation of hundreds of works of statuary and two-dimensional
sculpture, both royal and private ones. There was an attempt to establish the major
stages in the artistic evolution, as well as to seek a better understanding of the role and
function of the sculptures in their architectural and mortuary contexts. The investigation
was carried out, based in an abundant bibliography, in the compilation of identifying
data of many specimens preserved in museums and private collections spread for all
over the world and in the archaeological discoveries and theories that have appeared
since the 80s of the past century until nowadays. It is expected that this approach may
contribute to shed new light over the sculptural phenomenon of ancient Egypt,
particularly in its first age of great splendour.