Autor(es):
Costa, Ana Isabel de Almeida Morais da, 1968-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2555
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias Educativas; Software educativo; Ensino básico (3º Ciclo); Teses de mestrado - 2010
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 Este estudo descreve o processo de concepção, produção, validação e aplicação do
recurso educativo ―Num Mundo a Cores‖, o protótipo de um CD-ROM com conteúdos
multimédia destinado a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Explora a temática dos
fenómenos da cor, conteúdo programático da disciplina de Educação Visual.
Para além de ser produzido um recurso educativo multimédia, que poderá ser utilizado
no futuro como ferramenta de apoio à prática docente, ao longo desta investigação
desenvolvemos uma reflexão sobre em que medida e como a aprendizagem pode ser
potenciada pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e quais os processos
inerentes aos fenómenos de ensino e a aprendizagem mediados por computador.
Descrevemos detalhadamente todo o processo de concepção e construção do CDROM,
apresentamos as metodologias e os modelos adoptados na sua concepção assim como
as opções tomadas durante a sua produção. Descrevemos ainda todo o processo de validação.
Para responder às questões relacionadas com a aplicação do recurso em ambiente de
sala de aula e qual o seu impacto na aprendizagem dos alunos, recorremos simultaneamente a
metodologias de recolha e análise de dados qualitativas e quantitativas. A análise dos dados
qualitativos, obtidos a partir de respostas abertas a um questionário de opinião, uma
entrevista e observação de aulas, foi feita através de construções interpretativas usando a
técnica de análise de conteúdo por categorias. Os dados quantitativos foram tratados
estatisticamente recorrendo ao programa informático SPSS.
A partir dos resultados obtidos no desenvolvimento desta investigação podemos
concluir que um perito em multimédia, alunos e professores fazem uma avaliação muito
positiva sobre o potencial deste recurso como ferramenta pedagógica. This study describes the process of design, production, validation and implementation
of the educational resource "Num Mundo a Cores," a prototype CD-ROM with multimedia
content for students in the 3rd cycle of basic education. The CD-ROM includes information
about the phenomena of color which is a content integrated in the curriculum subject of
Visual Education.
In addition to being produced a multimedia educational resource that could be used in
future as a support tool for teaching practice, throughout this research we studied on how far
and in what way learning can be enhanced by the use of Information and Communication
Technology and a what are the processes involved in the phenomenon of teaching and
learning mediated by computer.
We described in detail the whole process of design and construction of the CD-ROM,
we presented the methodologies and models adopted in its design as well as the choices made
during its production. We also described the whole process of validation.
To answer the questions related to the implementation of the multimedia resource in
the classroom and its impact on student’s learning, we used both qualitative and quantitative
methods of collection and data analysis. To collect qualitative data we used an open-ended
survey, an interview and classroom observation and the analysis was carried out through
interpretive constructions using thematic content by category analysis as data analysis
technique. The quantitative data was submitted to statistical treatment using SPSS software.
From the results obtained through this research we can conclude that a multimedia
system’s expert, students and teachers make a very positive assessment of the potential of this
education resource as a pedagogical tool.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-