Autor(es):
Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2550
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Representações sociais; Bibliotecas - Moçambique; Educação não formal; Teses de mestrado - 2010
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 A presente dissertação enquadra-se na realidade educativa moçambicana e
apresenta como objectivo principal, perceber quais as representações das crianças
relativamente às bibliotecas de rua como espaços de aprendizagem, tendo em conta a
precariedade dos recursos educativos das escolas e as carências ao nível económico e
social do local onde habitam.
O projecto que sustenta o actual estudo, assumiu uma função educativa, cultural e
social permitindo o contacto com os livros, fomentando o gosto pela leitura, veículo
privilegiado para o desenvolvimento e humanização da sociedade. A continuidade
educativa foi preocupação central, exigindo uma efectiva parceria com a escola das
crianças participantes neste estudo, permitindo perceber a influência do trabalho
realizado (educação não formal da biblioteca de rua) no seu desenvolvimento global.
É um estudo de natureza qualitativa, paradigma interpretativista que orienta no
mesmo percurso a acção e investigação. A acção de modo a produzir mudanças num
determinado contexto com determinados actores e a investigação no sentido de ampliar a
compreensão das mudanças que vão ocorrendo. A recolha de dados foi feita
directamente no local de implementação do projecto, recorrendo fundamentalmente ao
uso de três técnicas: observação participante, diários de bordo e entrevistas curtas, semiestruturadas.
Os participantes seleccionados pertencem a uma turma da 4ª classe da
escola Polana Caniço A, pertencente ao distrito Urbano nº 3, ao qual pertence também a
Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa.
Os resultados da investigação permitem-me concluir que, crianças de contextos
desfavorecidos a nível económico, social e educacional, dificilmente têm acesso a
instrumentos de aprendizagem que lhes permitam evoluir no seu crescimento e
desenvolvimento e que, por outro lado, actividades desenvolvidas ao nível da educação
não formal (como é o caso das bibliotecas), poderão exercer uma profunda influência ao
nível das suas aprendizagens formais e, consequentemente, ao nível do seu
desenvolvimento global. The work here presented is based on the Mozambican educational reality and its
main aim is to understand what the children’s thoughts are about the sidewalk libraries,
as learning spaces, knowing the school’s lack of educational resources, social and
economical problems as to the location of the school.
The project that supports this study has an educational, cultural and social purpose
by allowing the contact with books, developing children’s motivation to read, which is
one of the main instrument to increase and civilize society. The pedagogical continuity
was the main concern, demanding an effective partnership with the school allowing to
determining the degree of influence that this work (non-formal education given by the
sidewalk library) had in the children’s global development.
It developed an interpretative study supported by its qualitative nature which will
guide all the actions taken and the investigation made. The actions taken were made in a
way to produce changes in certain specific context with precise actors and the
investigation was made in order to increase the understanding of the changes that
occurred. All the information was gathered directly from the place where the project was
implemented, using three techniques: participating observation, investigator’s diaries,
and semi-structured interviews. The selected participants belong to the fourth grade class
at Escola Polana Caniço A, which is located in the Urban District number three, where
the Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa also has
its facilities.
The results of the investigation allows to conclude that children from low
economical, social and educational contexts have extreme difficulty in accessing
learning instruments which might help them in their growth and development. On the
other hand, activities developed at a non-formal learning (such as the case of libraries)
and as a result, in their global development.