Document details

As Novas Oportunidades nas escolas, uma realidade, uma problemática

Author(s): Mineiro, Vanda Alexandra Cardoso da Silva Páscoa, 1975- cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2543

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos; Validação de competências; Trabalhos de projecto de mestrado - 2010


Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente trabalho projecto foi desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação / Educação de Adultos, de modo a concluir o Mestrado subordinado ao tema “Jovens e Adultos pouco escolarizados”. O objectivo deste trabalho é compreender de que forma os Centros Novas Oportunidades são vistos na comunidade escolar, na pessoa dos professores e tentar compreender de que forma é que estes profissionais da educação estão preparados para trabalhar nesta nova realidade. O presente trabalho é composto por três partes: uma primeira dedicada à reflexão pessoal sobre a minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; uma segunda na qual se construiu um quadro teórico de forma a oferecer um conhecimento mais amplo sobre as medidas políticas que assinalaram o campo da Educação e Formação de Adultos nas últimas décadas em Portugal; uma terceira parte dedicada à problemática em estudo. Este estudo, assente na metodologia de caso único, pretende então determinar a posição dos Professores enquanto elementos-chave desta nova realidade educativa, acerca dos Centros Novas Oportunidades, quais a suas principais dificuldades na sua operacionalização. Para tal foi elaborado um inquérito dividido em duas partes, cujo preenchimento foi solicitado aos Professores da Escola Alfredo Reis Silveira. Os resultados desse inquérito são então tratados e analisados. Esta experiência permitiu-me adquirir mais conhecimentos e reflectir sobre a minha actividade enquanto profissional de RVC, levantando algumas questões que considero pertinentes no sistema educativo actual. This assignment was prepared within the scope of the Master of Science (MSc.) “Ciências da Educação / Educação de Adultos” program, on the subject of “Jovens e Adultos pouco escolarizados”. The purpose of this work is, firstly to understand how are “Centros Novas Oportunidades” seen by the scholar community, namely its teachers, and secondly to try to grasp how well prepared are these key elements to face this new educational reality. The work is divided in three parts. The first part consists on a personal reflection of my professional background in the field of adults’ training and education. The second part where a theoretical framework was built to understand how the political measures implemented during the past two decades in Portugal have contributed to this theme. The final part of the work consists of the said theme analysis. The study herein described was built following a case-study methodology, to try to understand the current position of teachers on the subject of “Centros Novas Oportunidades”, how prepared are they to deal with this new adult educational reality, what types of difficulties do they face when playing their parts on the system. To this purpose, teachers from “Escola Secundária Alfredo Reis Silveira” were kind enough to answer a two part survey. The survey was then processed and its results analyzed. This experience has granted me the opportunity not only to build on my personal knowledge on this field, but also to make a deeper reflection of my professional activity, while some pertinent questions arise from its analysis.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Canário, Rui, 1948-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU