Author(s):
Mineiro, Vanda Alexandra Cardoso da Silva Páscoa, 1975-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2543
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos; Validação de competências; Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente trabalho projecto foi desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação / Educação de
Adultos, de modo a concluir o Mestrado subordinado ao tema “Jovens e Adultos pouco
escolarizados”.
O objectivo deste trabalho é compreender de que forma os Centros Novas Oportunidades são
vistos na comunidade escolar, na pessoa dos professores e tentar compreender de que forma é que
estes profissionais da educação estão preparados para trabalhar nesta nova realidade.
O presente trabalho é composto por três partes: uma primeira dedicada à reflexão pessoal sobre a
minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; uma segunda na qual
se construiu um quadro teórico de forma a oferecer um conhecimento mais amplo sobre as
medidas políticas que assinalaram o campo da Educação e Formação de Adultos nas últimas
décadas em Portugal; uma terceira parte dedicada à problemática em estudo.
Este estudo, assente na metodologia de caso único, pretende então determinar a posição dos
Professores enquanto elementos-chave desta nova realidade educativa, acerca dos Centros Novas
Oportunidades, quais a suas principais dificuldades na sua operacionalização. Para tal foi elaborado
um inquérito dividido em duas partes, cujo preenchimento foi solicitado aos Professores da Escola
Alfredo Reis Silveira. Os resultados desse inquérito são então tratados e analisados.
Esta experiência permitiu-me adquirir mais conhecimentos e reflectir sobre a minha actividade
enquanto profissional de RVC, levantando algumas questões que considero pertinentes no sistema
educativo actual. This assignment was prepared within the scope of the Master of Science (MSc.) “Ciências da
Educação / Educação de Adultos” program, on the subject of “Jovens e Adultos pouco
escolarizados”.
The purpose of this work is, firstly to understand how are “Centros Novas Oportunidades” seen by
the scholar community, namely its teachers, and secondly to try to grasp how well prepared are
these key elements to face this new educational reality.
The work is divided in three parts. The first part consists on a personal reflection of my professional
background in the field of adults’ training and education. The second part where a theoretical
framework was built to understand how the political measures implemented during the past two
decades in Portugal have contributed to this theme. The final part of the work consists of the said
theme analysis.
The study herein described was built following a case-study methodology, to try to understand the
current position of teachers on the subject of “Centros Novas Oportunidades”, how prepared are
they to deal with this new adult educational reality, what types of difficulties do they face when
playing their parts on the system. To this purpose, teachers from “Escola Secundária Alfredo Reis
Silveira” were kind enough to answer a two part survey. The survey was then processed and its
results analyzed.
This experience has granted me the opportunity not only to build on my personal knowledge on
this field, but also to make a deeper reflection of my professional activity, while some pertinent
questions arise from its analysis.