Author(s):
Monteiro, Joana Morais
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2517
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Apoio organizacional; Empenhamento organizacional; Troca social; Teses de mestrado - 2010
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010 Com base na Teoria da Troca Social, a presente investigação visa contribuir para um melhor entendimento da relação empregado-empregador, ao tentar compreender o modo como as variáveis Percepção de Apoio Organizacional (POS) e Empenhamento Organizacional (EO) se relacionam entre si. Partindo de hipóteses que prevêem uma relação positiva, mas também funcional, entre a POS e as três dimensões do EO (Afectivo, de Continuidade e Normativo), aplicaram-se os Questionários de Percepção de Apoio Organizacional (Honório, 2009) e de Empenhamento Organizacional (Bruno, 2007) a uma amostra de 43 trabalhadores do sector da reciclagem. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses formuladas e mostram que a percepção de apoio organizacional tem influência no empenhamento organizacional dos colaboradores. Contudo, não se verifica a relação mais forte da POS com a dimensão afectiva do empenhamento, tal como preconizado na literatura. Tais resultados são analisados e discutidas as implicações para as boas práticas de Recursos Humanos. Tecem-se ainda algumas considerações relativas a limitações do presente estudo e sugerem-se futuras linhas de investigação. Based on Social Exchange Theory, this study aims to contribute for a better understanding of employee-organization relationship. For that, we try to comprehend how Perception of Organizational Support (POS) and Organizational Commitment (OC) variables correlate each other. Hypothesized a positive, but also functional, relation between POS and the three dimension of OC (Affective, Continuance and Normative), Perception of Organizational Support Survey (Honório, 2009) and Organizational Commitment Survey (Bruno, 2007) were applied to a sample of 43 recycling sector employees. The results corroborate the initial formulated hypothesis and show that perception of organizational support influence the employees’ organizational commitment. However, the relation between POS and affective dimension of commitment is not the stronger one, how literature advocates. Such results are analyzed and implications for good Human Resources practices are discussed. Finally, some considerations related with limitations of present investigation are weaved and lines for further investigation are suggested.