Author(s):
Aragão, Maria da Luz Osório de, 1961-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2512
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos; Adultos pouco escolarizados - Portugal; Inovação - educação; Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de Jovens Adultos Pouco Escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente Trabalho de Projecto, desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação – Formação de Adultos, tem como principal objectivo, contribuir para o aprofundamento da compreensão, da Educação e Formação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados, em Portugal.
Para contextualizar esta dinâmica, procurou-se construir um suporte teórico mínimo, que pudesse proporcionar um maior conhecimento, do pensamento filosófico sobre educação de adultos e de modelos actuais de educação de pessoas adultas, assim como, dar a conhecer as principais orientações políticas educativas no campo da educação de adultos na segunda metade do século XX, no contexto internacional, e no nacional, a partir de 1974.
Neste Trabalho de Projecto, através de uma análise crítica, tenta-se compreender o tipo de práticas e políticas envolvidas em formação ao longo de doze anos, bem como, numa formação a decorrer no terreno, ao abrigo de políticas locais do concelho de Cascais.
O estudo empírico foi realizado através da análise de documentação, conteúdo de entrevistas e observação no terreno, permitindo identificar uma dinâmica de formação inovadora.
A Formação, analisada neste Trabalho de Projecto, identificou-se com o suporte teórico apresentado, acompanhando sempre, o contexto de políticas educativas nacionais. This Project Work, developed under the Education Sciences - Adult Education, has as main objective to contribute to deepening the understanding of Education Training and Youth and Underschooled Adults in Portugal.
To contextualize these dynamics, we tried to build support theoretical minimum, which could provide a better understanding of the philosophical thinking on adult education and current models of adult education, as well as to disclose the main policy in the educational field of adult education in the second half of the twentieth century, the international context, and national, since 1974.
In this Project Work, through a critical analysis, one tries to understand the type of policies and practices involved in formation over twelve years and, in a training course on the ground, under the local policies of the municipality of Cascais.
The empirical study was conducted through analysis of documentation, interviews and observation of content on the ground, allowing the identification of a dynamic innovative formation. Formation, discussed under this Project Work, is identified with the theoretical framework presented, always following, the context of national education policies.