Autor(es):
Costa, Cátia Virgínia Romana da, 1986-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2209
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Aprendizagem ao longo da vida; Certificação de competências; Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 O presente relatório enquadra-se no estágio realizado no Centro de Novas Oportunidades (CNO) do Centro Naval de Ensino à Distância (CNED) para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Formação de Adultos. Este Centro tem dois eixos de intervenção, sendo eles: o acolhimento, diagnóstico e encaminhamento (ADE) e o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). A minha área de intervenção relacionou-se com a primeira fase no CNO, a fase de acolhimento, diagnóstico e encaminhamento. O projecto de estágio apresentado neste relatório tem como finalidade, promover o encaminhamento para diferentes ofertas de formação aos adultos inscritos no Centro de Novas Oportunidades do CNED, através da criação de parcerias entre o Centro e as Entidades formativas locais. Esta tarefa actualmente incumbida aos Centros de Novas Oportunidades e desenvolvida por um novo membro da equipa técnico-pedagógica, o técnico de diagnóstico e encaminhamento, permite aumentar a qualificação dos adultos inscritos no CNO do CNED tendo em conta as suas áreas de interesses. Assim, este projecto foi realizado com o intuito de formalizar parcerias com entidades locais por forma a responder a públicos que optam por processos educativos e formativos, em virtude do processo de RVCC (oferta que é disponibilizada pelo próprio centro). Para realizar este projecto foi seguido um plano estratégico, desde a realização do mapa formativo da área de Lisboa, até à selecção das entidades e formalização das parcerias. Relativamente à fundamentação teórica que permitiu enquadrar este tema, foram realizadas pesquisas em volto das políticas e práticas da educação e formação de adultos, sendo a iniciativa Novas Oportunidades a recente estratégica política no âmbito da formação de adultos. Para além disso, foi essencial trabalhar sobre o conceito de parcerias, mostrando a importância que estas adquirem no desenvolvimento do processo de encaminhamento nos Centros de Novas Oportunidades. The following report this part f the training held at the Centro de Novas Oportunidades (CNO) of the Centro Naval de Ensino à Distância (CNED) to obtain the degree of Master of Educational Sciences, specialization in Adult Education. The Center has two major axes of intervention, namely: the reception, diagnostic and routing and the process of recognition, validation and certification of skills. My area of intervention was related to the first phase in the Center, the phase of reception, diagnostic and routing. The project presented in this report wants to promote routing for different formation offers to the adults in the CNO of CNED by the creation of partnerships between the Center and several local formational sites. This task currently delegated to the Centers and developed by a new member of the technical-pedagogical staff, the technician of diagnostic and routing, wants to improve the quality of the offer to adults enrolled in the CNO by taking into account their interest areas. Thus, this project was made with the objective of creating partnerships with local entities in order to give more and better formation option to the public who choose education and training processes, instead of the recognition, validation and certification of skills (qualifying offer that is available at the Center). To accomplish this project a strategic plan was followed which objective was the creation of a formation map from the city of Lisbon, and then the selection of the entities ant the formalization of partnerships. For the theoretical framework that allowed this theme researches were about politics and practices of adult education, being the New Opportunities the recent political strategy in the context of adult education. Furthermore, it was essential to work on the concept of partnerships, showing the importance that they have in the development of routing process at the Centers.