Autor(es):
Jacinto, Ana Lúcia Neto, 1985-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2205
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Animação socio-cultural; Inserção social; Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 O presente relatório descreve o estágio realizado no Centro Porta Amiga de Chelas da Fundação AMI, estágio este que teve como principal objectivo por em prática o projecto Cidadã Formada, Cidadã Integrada . O projecto CFCI está centrado na educação cívica e tem como principal objectivo sensibilizar o grupo para temas como da saúde, educação, família e cidadania, para através destes promover a integração social e aumentar a qualidade de vida de um grupo de mulheres indianas residentes em Chelas. Este relatório de estágio aborda a importância da Formação de Adultos e da Animação Sociocultural, bem como do Animador Sociocultural em projectos de intervenção social e comunitária. Os projectos de intervenção social são necessários e muito úteis como forma de esclarecimento, bem como para proporcionar uma maior autonomia e qualidade de vida para as populações mais desfavorecidas ou menos informadas. A finalidade deste estágio foi animar e dinamizar as sessões de formação pondo em prática os objectivos que se estavam previstos, através de dinâmicas e actividades que contribuíram para a melhor compreensão dos temas. The present report describes the traineeship acomplished in "Centro Porta Amiga de Chelas" of AMI foundation of wich had, as the main objective, the project "Cidadã Formada, Cidadã Integrada". This Project is focalized in the civic education and aims to the call of attention of the group from such themes as healthcare, education, familly and citizenship to promote the social integration and to increase the quality of life of a group of Indian women and Chela's habitants. This report of traineeship approaches the importance of Adult education and Socio-Cultural Animation, as well as Socio-cultural animator in projects of social and community intervention. The social intervention projects are needed and very usefull as a mean of understanding as well as to provide a better autonomy and life quality to the less advantaged ou less informed. The aim of this traineeship was to force action in the education session, accomplishing all the proposed objectives through dynamics and activities wich contributes to a better understanding of this themes.