Document details

Avaliação da fluência de leitura oral em alunos de 2º ano do 1º ciclo

Author(s): Tristão, Flora Saudan Correia cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2162

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia educacional; Leitura oral; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2009


Description
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 Tendo como ponto de partida a literatura sobre a fluência de leitura oral e a sua pertinência no âmbito da avaliação da leitura, o presente estudo teve como objectivo explorar a aplicabilidade e utilidade de vários procedimentos de avaliação da fluência de leitura oral pouco empregues em Portugal. A avaliação com base no currículo, tem vindo a ser referida como complemento viável aos testes padronizados mais tradicionais em Psicologia Educacional. Pretendeu-se ainda analisar a dispersão das medidas obtidas. As principais variáveis em estudo foram a velocidade na leitura (palavras correctamente lidas por minuto), a correcção na leitura (percentagem de palavras correctamente lidas) e a qualidade na leitura (medida através da ELO). A amostra consistiu numa turma de segundo ano do ensino básico do conselho de Sintra (21 dos 22 alunos da turma participaram no estudo) e a respectiva professora. A professora respondeu a um questionário. Os alunos responderam à escala de atitudes perante a leitura e leram dois textos, a sua leitura foi registada em vídeo e posteriormente analisada. Foram encontrados bons resultados ao nível da precisão das medidas. Os dados de dispersão da turma permitem tecer algumas considerações e sugere-se a aplicação dos procedimentos a uma amostra representativa da população para o estabelecimento de normas portuguesas de fluência de leitura oral. Relativamente à correlação entre variáveis verificou-se uma correlação significativa entre a velocidade de leitura e a qualidade na leitura. A avaliação global da leitura pela professora também se mostrou significativamente correlacionada com as variáveis de velocidade de leitura e a qualidade de leitura. Com o presente trabalho pretende-se apelar para o desenvolvimento de mais estudos na área temática da fluência de leitura oral em Portugal. Ailant comme point de départ la littérature sur le thème de la fluence de lecture orale et son intérêts dans le cercle de l'évaluation de la lecture, cet étude a heu comme but explorer l'applicabilité et l'utilité de différentes procédures d'évaluation de la fluence de la lecture orale pas beaucoup employés au Portugal. L'évaluation basé sur le curriculum, est référé comme une alternative viable aux éprouves standardisés classiques en Psychologie de l'Éducation. Il s'est prétendu aussi d'analyser la dispersion des mesures atteintes. Les principales variables étudiés ont étés la vitesse de lecture (mots correctement lus par minute); la correction de la lecture (pourcentage de mots correctement lus) et la qualité de la lecture (mesuré a travers l'échelle de lecture orale). L'échantillon de cet étude a été constitué par une classe de deuxième année d'une école primaire de la région de Sintra et de sa maitresse. La maitresse a répondu á un questionnaire. Les élèves ont répondu á l'échelle d'aptitudes en vers la lecture et ont lu deux textes, lors lecture a été enregistré en vidéo et plus tard analysé. Furent rencontrés de bons résultats aux niveaux de la précision des mesures. Les donnés de dispersion de la classe ont permis engendrer quelques conclusions et il se suggère l'application de ces procédures a un échantillon représentatif de la population pour l'établissement de normes portugaises de fluence de lecture orale. En ce qui concerne la corrélation entre variables il c'est vérifiée une corrélation significative entre la vitesse de lecture et la qualité de la lecture. L'évaluation globale de la lecture faite par la maitresse c'est aussi montré significativement corrélée avec les variables vitesse de lecture et qualité de la lecture. Avec cette thèse on prétend faire appel á la continuation dés études sur le thème de la fluence de lecture au Portugal.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU