Document details

Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico

Author(s): Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985- cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2119

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos; Necessidades de formação; Avaliação da formação; Relatórios de estágio de mestrado - 2009


Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 O trabalho que se segue surge no contexto do segundo ano de mestrado em Ciências da Educação, mais especificamente na área de Formação de Adultos, e apresenta-se como o relatório de estágio curricular no Serviço de Formação do Museu da Presidência da República, que decorreu entre Setembro de 2008 e Julho de 2009. Partindo do levantamento de problemas no referido serviço de formação foram delimitados os seguintes objectivos: desenvolver o domínio de acompanhamento e avaliação; e o domínio de diagnóstico de necessidades de formação. Na sequência do primeiro objectivo destaca-se a concretização da análise da reacção e satisfação por parte dos formandos relativamente ao Plano de Formação 2008/2009 e a implementação de uma nova metodologia de avaliação de impacto. Relativamente ao segundo objectivo destaca-se a análise do levantamento de interesses de formação ao longo do Plano de Formação 2008/2009 e levantamento de oferta formativa em museus internacionais. O trabalho desenvolvido permitiu sugerir novas linhas orientadoras globais para o serviço de formação de forma mais consistente e fundamentada do que num momento prévio, contribuindo para o desenvolvimento de ambos os domínios referidos. Na perspectiva de aprendente, os resultados deste período de formação em contexto de trabalho incidem numa melhoria global em termos de competências profissionais, pessoais, e relacionais. The following paper was developed during the course of the second year of the Master's Degree in Education Sciences, more specifically in the area of Adult Training, and stands as the final report of the academic internship in the Training Service of the Presidency of the Republic Museum, which occurred between September 2008 and July 2009. Beginning with the assessment of the problems in the aforementioned training service, the following objectives were established: the development of the processes of monitoring and evaluation; as well as the improvement of the process for assessment of the training needs. Regarding the first objective it is to be underlined the execution of the analysis concerning the reaction and satisfaction of the trainees towards the Training Plan 2008/2009, as well as the implementation of a new methodology to evaluate the impact. On the other hand, the second objective was pursued by analysing the assessment of the training interests throughout the Training Plan 2008/2009 and also by assessing the training offer within international museums. The carried work allowed suggesting new general guiding lines for the training service in a more consistent and supported manner than previously, and therefore contributing to the development of the two mentioned processes. From a student viewpoint, the results of this training period, which was carried out as an internship, reflect an overall improvement regarding professional, personal and relational skills.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU