Detalhes do Documento

Ensino das literaturas de língua portuguesa : percursos de leitura da narrativa

Autor(es): Ferreira, Carla Maria Lopes, 1967- cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2008

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Língua portuguesa; Literaturas de língua portuguesa; Ensino da literatura; Lusofonia; Teses de doutoramento - 2010


Descrição
Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Ensino da Literatura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010. Através de uma reflexão sobre os programas da disciplina de Português no ensino secundário, desde a instituição deste nível de ensino até à actualidade, verificamos que os currículos evoluíram no sentido de contemplarem nos nossos dias, a par de uma maior liberdade e criatividade, a percepção da diversidade. O universo das literaturas de língua portuguesa, na sua pluralidade, nomeadamente cultural, constitui para os jovens leitores um interessante meio de aprendizagem das múltiplas e complexas dimensões da vida, se reconhecermos que a fruição literária representa também um contributo para a construção do Eu. No âmbito do Reader-Response Criticism e das suas implicações no ensino da literatura, demos conta que o leitor se envolve no universo ficcional, participando assim na construção da significação literária, particularmente da narrativa. Tentamos assim apresentar um conjunto de propostas válidas de actividades de descoberta e interpretação do texto literário no contexto do ensino secundário. Partindo de cinco diferentes textos de cinco das literaturas de língua portuguesa, propomos uma interpretação conducente a uma consciencialização das linhas de sentido convergentes e divergentes neles presentes, de modo a guiar os alunos não só na compreensão do universo narrativo, como também no esboço, através da obra literária, de percursos de vida. By analyzing the Portuguese language curricula at secondary school level, from its institution to the present day, we verify that the curricula have evolved with a sense of greater freedom and creativity as well as a perception of world diversity, which we must include in our classes. The Lusophone literary universe with its different cultures and characteristics certainly presents an interesting way to prepare students for its immensity and to show them the complexity and various dimensions of life, by recognizing that literature’s fruition is an important step to self-construction. Inspired by the Reader-Response Criticism, a theory in which the reader involves himself in the fictional world, by identifying with the narrative content, we suggest some authentic activities for lectures. Using five different texts from different Portuguese language universes to develop students’ reading skills allows them to di scover how to make meaning of the texts, not simply to understand them, but also to discover different categories of sense and recognize different worlds. More importantly to understand the realities of life, we have made an analysis highlighting similarities and differences drawn from all the texts.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Rocheta, Maria Isabel, 1952-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia