Detalhes do Documento

Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades

Autor(es): Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986- cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/1992

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Visitas de estudo; Animação socio-cultural; Museus; Relatórios de estágio de mestrado - 2009


Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 Este trabalho relata o estágio curricular realizado no serviço educativo do Museu da Água e a experiência proporcionada pela realização de um projecto de visitas guiadas (e outras actividades) com crianças do ensino pré-escolar e dos 1º e 2º anos do 1º ciclo. Este estágio está relacionado com a área da educação de adultos e especificamente a da animação. O objectivo principal deste relatório é proporcionar um melhor entendimento sobre o funcionamento de um serviço educativo bem como explicitar toda a minha acção durante o estágio, com a realização das visitas guiadas e de todos os passos que estiveram relacionados com elas. A animação sócio-cultural, um dos temas abordados, surge como estratégia para realizar actividades dentro de um museu com todo o tipo de público, pois é uma forma de trabalhar os conteúdos que se pretendem transmitir nas visitas, tornando as visitas mais “leves” e adaptadas ao público em geral. A reflexão-acção surge neste trabalho como uma estratégia e um apoio que sustenta a acção desenvolvida e condiciona a acção a desenvolver pelo educador, através das questões, da compreensão de fenómenos educativos que acontecem nas visitas guiadas. O projecto foi aplicado durante 9 meses e foram feitas 27 visitas guiadas para crianças do préescolar e do 1º e 2º anos, do 1º ciclo. This work describes the traineeship realized in the educational service of the Water Museum and the experience that was offered in the realization of a project based on guide tours, and other activities, with children from the pre- school and from the 1st and 2nd years from the 1st cycle. This traineeship is related with the education area of adult education, specifically in the animation area. The principal objective of this report it´s to proportionate the best understanding how an education service works as well to explain all my work in the traineeship, and the realization of guide tours and all the steps related with them. The socio-cultural animation, one of used themes, appears as an strategy to realize activities inside a museum with all kind of public, because it´s a way of work the contents that we pretend to transmit in the tours, lightning the tours and transforming them for the general public. The action-reflection appears in this work as a strategy and backup that holds developed action and conditioned the action made by the educator, through the questions, and understanding of educational phenomenon that happen on the guide tours. This project was applied during nine months and there were made twenty seven guide tours for pre-school and for 1st and 2nd year children from the 1st cycle.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Natália, 1958-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia