Autor(es):
Santos, ALexandra Sofia Miranda dos
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/1973
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Almeida,Helena,1934; Arte contemporânea - Portugal; Modernismo - Portugal; Teses de mestrado - 2010
Descrição
Tese de mestrado, Arte Património e Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 A autora pretende analisar o Tempo e a representação a partir do estudo da obra de Helena Almeida, em especial, entre as décadas de 50 e 80 do século XX, tendo como eixo a questão nacional portuguesa e o modernismo. Questiona nesta dissertação as afinidades e dissonâncias entre a obra da artista, o movimento moderno português e as vanguardas dadaístas e surrealistas. Estuda em particular, as relações entre o «Tudo ou nada» pessoano, o «Tudo e nada» dadaísta e a obra de Helena Almeida. Analisa-se ainda o processo criativo da artista nomeadamente o seu trabalho de desenho, pintura, escultura, fotografia e vídeo. L'auteur prétend analyser le Temps et la représentation à partir de l'étude de l'oeuvre de Helena Almeida, en particulier entre les décenies 50 et 80 du xxème siécle,en ayant comme axe principal la question nationale portugaise et le modernisme. Questionne dans cette convergence les affinités et intérrogations entre l'oeuvre de l'artiste le mouvement moderne portugais et l'avant-garde dadaïste et le surréaliste. Etudie en particulier, les relations entre le " Tout ou rien" de Pessoa, le "Tout et rien" dadaïste et l'oeuvre de Helena Almeida. S'analyse encore le processus créatif de l'artiste cité: son travail de dessin, peinture, sculpture, photographie et vidéo.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Serrão, Vítor,1952; Guimarães, Maria Eugénia