Autor(es):
Mendonça, Lúcia Maria Lopes Barata
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/1928
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Profissão docente; Validação de competências; Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de Jovens e Adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 O presente trabalho pretende esboçar um quadro teórico que percorre um caminho que tem como objectivo a compreensão da minha prática profissional, como professora e perspectivar o desenvolvimento da minha actividade futura, partindo de uma reflexão sobre a experiência adquirida. A partir das razões que me levaram a tornar professora, construo um ensaio sobre a minha prática lectiva, atravessando alguns períodos marcantes na história da educação, referentes ao final do século XX. Foi feita uma articulação com o ciclo de vida dos professores, dimensão que considerei interessante para a construção do meu aperfeiçoamento profissional. A experiência recolhida a partir dos cursos técnico-profissionais, do ensino recorrente, da educação e formação de adultos e, por fim a tutória, no âmbito do RVCC profissional são fases de um caminho, aquele que contribuiu para a pessoa que sou hoje. O acesso à formação dos adultos tornou-se uma realidade a partir da minha aproximação ao ensino recorrente e, posteriormente aos cursos de educação e formação de adultos. Por fim, é feita uma abordagem aos projectos que gostaria de vir a concretizar; quer ao nível do aperfeiçoamento científico quer, da formação de adultos. A partir das experiências vividas, ajudar a um melhor entendimento da realidade, facilitando o melhor desempenho da actividade de professor/formador no século XXI. This paper aims to outline a theoretical framework that makes a journey that seeks the understanding of my practice as a teacher and plan the development of my future work, starting with a reflection on experience. From the reasons that led me to become a teacher, construct an essay about my teaching, going through some periods of remarkable historical perspective. It was made a connection with the life cycle of teachers, which I found interesting dimension to the construction of my professional development associated with the development. The experience gained from vocational courses, recurrent education, education and adult training and mentoring at RVCC are part of the same path, which contributed to the person I am today. Lastly, it made an approach to future projects focusing on new approaches that focus on what is to be a teacher / trainer in the century.