Document details

Abordagem de base genológica no ensino do português como língua não materna

Author(s): Mendes, Maria Ofélia Henriques cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/12244

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua portuguesa - Estudo e ensino; Língua materna e educação; Linguística - Investigação - Australia; Teses de mestrado - 2014


Description
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014 A presente dissertação tem como objetivo observar, analisar e discutir a aplicação de uma abordagem de base genológica no ensino do Português, em aulas de apoio pedagógico, a alunos nascidos em Portugal de língua materna não portuguesa que frequentam o ensino regular em Portugal. O desenho e a aplicação da investigação têm como fundamento teórico a teorização da Escola de Sydney (Martin & Rothery: 1980,1981; Martin & Rose, 2008) e as propostas de M. K. Halliday (1985, 1994, 2004) para o estudo e descrição da língua. Esta investigação, para além de um enquadramento teórico e justificação da escolha da investigação, apresenta alguns aspetos fundamentais da monitorização de uma experiência e analisa os dados recolhidos na perspetiva da abordagem baseada em género; inclui também uma seleção dos documentos usados na experiência e apresenta ainda propostas para a utilização de uma pedagogia de géneros na perspetiva da Escola de Sidney. Realiza-se esta investigação na expectativa de que a reflexão produzida possa contribuir para uma eventual reorientação do ensino e da aprendizagem dos alunos de língua materna não portuguesa, em especial daqueles que oficialmente não estão incluídos no grupo dos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM).
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Avelar, António
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU