Author(s):
Costa, Paula Cristina de Almeida, 1974-
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/12151
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2014
Description
Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 Uma integração frutuosa das TIC no processo de ensino-aprendizagem das ciências em que as potencialidades destas tecnologias são exploradas ao máximo, implica o uso de metodologias de ensino centradas no aluno, incentivando-o a explorar e partilhar ideias, reflexões e descobertas com os colegas, com o professor e durante as discussões alargadas a toda a turma. Assim, tecnologia e metodologia de ensino estão intimamente interligadas na conceção de recursos educativos digitais inovadores cuja utilização no contexto formal escolar pode trazer novas formas de trabalhar as ciências. O wiki é uma tecnologia de escrita colaborativa online que permite publicar em conjunto e partilhar conteúdos na web, além de constituir um espaço de comunicação e interação entre os seus utilizadores. Estas características tornam o wiki uma plataforma privilegiada para as discussões e o trabalho colaborativo no quadro da Aprendizagem por Problemas (APP), metodologia de ensino particularmente adequada às ciências. A investigação teve como objetivos: i) criar recursos educativos digitais com um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem e respetivos materiais e recursos, baseados na APP, ajustados ao programa do 6º ano da disciplina de ciências da natureza: ii)descrever as mudanças observadas nos alunos ao longo do processo de implementação das atividades criadas com recurso o wiki; iii) identificar possíveis constrangimentos aquando da implementação do wiki e da metodologia APP, do ponto de vista dos alunos, da professora e ao nível da escola. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa em que se ministrou questionários aos alunos, se observou o seu desempenho e se analisou os registos no wiki e nas notas de observação da investigadora. Os participantes foram 48 alunos de duas turmas de uma escola nos arredores de Lisboa. São descritos os procedimentos de conceção, implementação e avaliação seguidos na construção de três recursos educativos digitais correspondentes a três situações-problema trabalhadas no wiki pelos alunos segundo a APP; as mudanças observadas nos alunos no que respeita o envolvimento, a atitude e as competências de conhecimento substantivo e processual, de comunicação e digitais e os constrangimentos explicitados pelos alunos, investigadora e professores da turma dos alunos participantes. A successful integration of ICT in the teaching and learning process of science in which the potential of these technologies are exploited to the maximum, implies the use of teaching methodologies centred on students, encouraging them to explore and share ideas, thoughts and discoveries with colleagues, and with the teacher in whole class discussions. Thus, technology and teaching methodology are closely intertwined in the design of innovative digital learning resources whose use in formal school context can bring new ways of working science. The wiki is a tool for online collaborative writing that enables users to publish together and share content on the web, and provides a space for communication and interaction. These features make the wiki a privileged platform for discussions and collaborative work within the Problem Based Learning (PBL) teaching methodology particularly suited to the sciences. The research aimed to: i) create digital educational resources with a set of student-centred activities worked in a wiki, related materials and resources, based on APP, adjusted to the 6th year natural sciences middle school program; ii) to describe observed changes in students during the implementation of the resources created; iii) to identify possible constraints when implementing the wiki and PBL methodology from the point of view of the students, the teacher and the school. A qualitative and interpretative research methodology was used. Students answered to questionnaires, their performance was observed and their records on the wiki were analysed as well as observation notes of the researcher. Participants were 49 students from two classes at a school in the outskirts of Lisbon. Procedures followed for the design, implementation and evaluation of three digital educational resources corresponding to three PBL situations worked by students in the wiki are described; observed changes in students as regards the involvement, attitude and science, communication and digital skills are registered; and constraints detected by students, the researcher and teachers in the school concerning the implementation of the resources are presented.